Crédito Mércia Lemos
Crédito Mércia Lemos

Com o objetivo de apresentar as obras de mobilidade urbana em Belo Horizonte para as Copas das Confederações e do Mundo, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles participou, nessa terça-feira (06), de encontro realizado pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e Portal 2014, com arquitetos e engenheiros. Durante o evento, que é parte do Road Show 2013 é Amanhã, aconteceu uma série de debates técnicos que vêm sendo realizados nas sedes da Copa das Confederações.

Carlos Melles participou do Painel "Mobilidade, BRTs e aeroportos: a nova face urbana de Belo Horizonte", e apresentou as principais obras realizadas pelo Governo de Minas, como a construção da Linha Verde, Arena Independência, complexo de viadutos na Avenida Antonio Carlos, Terminais Metropolitanos, entre outras. "As ações para a Copa das Confederações e Copa do Mundo começaram quando o Governo de Minas deu início à construção da Linha Verde. Desde então, estamos consolidando uma infraestrutura em transportes que seja capaz de atender às demandas da população, proporcionando melhoria da qualidade de vida, além de incentivar a economia. Em breve, grandes eventos de projeção mundial se realizarão em Minas", disse.

O secretário destacou, também, o avanço em direção ao Vetor Norte. Serão investidos R$ 570 milhões na construção de viadutos, trincheiras e passagens subterrâneas na Cristiano Machado, que representam R$ 202 milhões; na revitalização viária no entorno do aeroporto de Confins, com a duplicação de 6,7 km da LMG 800, sendo que 3,7 km já estão em obras, além do recapeamento de 16,8 km da MG 424, no trecho de Vespasiano ao trevo de Confins, representando um investimento de cerca de R$ 369 milhões.

De acordo com o presidente da Sinaenco em Minas Gerais, Maurício de Lana, vemos o grande desafio do poder público em relação a esses empreendimentos que, além de grandes obras, envolvem aspectos como desapropriação e impacto ambiental. "São questões complexas que requerem do poder público esforço e habilidade, no entanto, tudo que foi feito vai ser para o uso permanente da população, o futebol passa, mas a nossa cidade permanece e queremos qualidade de vida", avaliou.

No primeiro painel participam o presidente da BHTrans, Ramon Victor; o gerente de Empreendimentos do Aeroporto de Confins, Adair Moreira Júnior; representando o secretário de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Sinara Chenna. Na segunda etapa de painéis, com o tema "Estádio do Mineirão: andamento das obras e perspectivas para 2013" estiveram presentes o secretário de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Thiago Lacerda; o presidente do Consórcio Minas Arena, Ricardo Barra; o arquiteto responsável pelo projeto executivo do Mineirão, Bruno Campos; e o diretor Nacional da Match Hospitally, Dant Cheterson.

Outras ações de mobilidade urbana

A reforma do Anel Rodoviário, a licitação do projeto de implantação do Rodoanel Norte, reforma e expansão do metrô e aeroportos em estudo para atender à Copa foram outras obras apresentadas que trarão melhorias para todo o Estado.

Para o Rodoanel Norte, que fará a ligação entre a BR 381 em Ravena até a BR 381 em Betim, com extensão de 62 km, foi lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), onde a iniciativa privada deverá contribuir para a execução do projeto e administração deste trecho, que deverá receber boa parte do tráfego de 140 mil veículos que circulam pelo Anel Rodoviário.

Em relação ao Anel Rodoviário, os entendimentos com o Governo Federal trouxeram para Minas a responsabilidade pela execução do projeto de engenharia, com custo estimado de R$ 17,4 milhões. Além disto, o DER trabalha com a proposta de um Plano de Segurança Viária, que prevê um sistema de monitoramento 24 horas e outras implantações de segurança viária a serem implantadas de imediato. O Plano encontra-se em estudo no DNIT.

Sobre o metrô, foram abertas, no dia 31 de outubro, as propostas das licitações que objetivam a realização de projetos básicos para elaborar os estudos e projetos de engenharia das Linhas 1, 2 e 3 do metrô. O custo do projeto básico para as Linhas 1 e 2 está estimado em R$ 18,5 milhões e, para a Linha 3 cerca de R$ 14,6 milhões.

Para a construção dos 13 Terminais Metropolitanos serão investidos R$ 135 milhões, acrescidos de R$ 30 milhões para melhoramento dos acessos aos terminais. Destes, sete serão integrados ao sistema BRT, e estarão concluídos até a Copa de 2014, e os demais, a partir de 2015. Os municípios que vão receber os Terminais são Contagem (3), Ribeirão das Neves (1), Vespasiano (1), Santa Luzia (1), Ibirité (1), Sarzedo (1), Betim (1) e Belo Horizonte (4), sendo que 3 são reformas.

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