Divulgação Educação
Divulgação Educação

A Magistra vai ganhar um espaço físico para realizar a formação dos educadores mineiros. Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) lançou o Marco Fundamental do Auditório da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), foi assinada a ordem de serviço para início da obra de construção de um espaço multiuso com auditório para 610 pessoas e salas de treinamentos. Para o novo espaço, o Governo de Minas investirá, aproximadamente, R$10,9 milhões. A cerimônia do lançamento do Marco Fundamental integra as comemorações do primeiro aniversário da Magistra.

"Acho que é um momento importantíssimo, pois este é um espaço que vai acolher os profissionais da educação que aqui vierem, mas também servirá à treinamentos e capacitações de outros setores do Governo e da própria cidade", explicou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

O Auditório da Magistra será construído em uma área de 5 mil m² e os trabalhos serão realizados pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop). O prédio será um espaço multiuso que abrigará um teatro, salas de treinamento, foyer, bilheteria, lanchonete, espaço para exposições, depósitos, casa de máquinas, banheiros, escadas e rampas de acesso, plataforma de deslocamento vertical, além de 155 vagas de estacionamento, com reservas para pessoas com necessidades especiais, motos e carga e descarga.

De acordo com a diretora da Magistra, Angela Dalben, a educação mineira lida com grande escalas e que um espaço como o auditório ajudará a escola de Formação, a aplicar ainda mais o seu conceito que é atuar na formação dos profissionais da educação.

"Nós falamos de 170 mil educadores no Estado, mas quando falamos de uma região metropolitana de Belo Horizonte, são cerca dez mil profissionais. Então, o tempo todo nós estamos falando em escala e onde iremos encontrar locais que funcionem como uma grande sala de aula, laboratórios para trocar ideias? Só com o nosso auditório. Com certeza, Minas Gerais vai ganhar muito em termo de qualidade, pois, realmente, estar junto é realmente fundamental quando se fala em educação", analisou a diretora da Magistra.

A obra será executada pela Construtora Gomes Pimentel Ltda. e a previsão é que seja finalizada no segundo semestre de 2014. "Nós vamos inaugurar esta obra ainda neste Governo, não só pela da importância desse espaço, que é um dos espaços mais nobres de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais, mas por sabermos que ele será um espaço de múltiplo uso", disse o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles.

Mais investimentos

De acordo com a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, está em fase de conclusão um projeto par a reforma do prédio histórico que fica no campus da Magistra. Conhecido como ‘Fazendinha', o espaço também deverá passar por obras para que possa abrigar o Museu Ana Maria Casasanta Peixoto Pedagógico e o Museu Pedagógico e Laboratório Leopoldo Cathoud. O campus também ganhará um espaço multimídia para dar suporte a todos os trabalhos da Magistra.

Um ano dedicado à formação

Em seu primeiro ano, a Magistra capacitou mais de 22 mil servidores em parceria com diferentes setores da Secretaria de Estado de Educação. Além disso, também foram realizadas diferentes ações, como o ‘I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais' que contou com a participação de aproximadamente de 600 educadores de todo o Estado. Na oportunidade, os participantes puderam trocar experiências e apresentar as práticas pedagógicas exitosas que desenvolvem em diferentes áreas, como sustentabilidade, cultura e leitura.

Já o ‘Encontro de Formação de Inspetores' teve por objetivo refletir sobre o papel, as funções e formas de atuação desses profissionais. O evento reuniu cerca de 900 inspetores.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais