O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles participou, nessa terça-feira (12), do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG). O seminário abordou o tema Mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que tem sido uma das grandes questões a serem enfrentadas pelas organizações, cidadãos e governos. O evento aconteceu até essa quarta-feira (13).

De acordo com Melles, é necessário promover a discussão e a busca de soluções que contribuam para a mobilidade urbana. "Se a realização do metrô era considerada como um sonho, ela hoje faz parte de uma  realidade próxima de acontecer, pois está consolidada em uma importante parceria que envolve a União, com o Ministério das Cidades, o Governo de Minas, as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, por meio da Metrominas".

O secretário Melles acrescentou que "a modelagem apresentada pela Metrominas e aprovada pelo Ministério das Cidades, prevê o investimento de R$ 3,05 bilhões, destinados a reforma, modernização e ampliação da linha 1 (Eldorado - Vilarinho, de 28 para 29 km), implantação da linha 2 de superfície (Calafate - Barreiro, com 10,5 km) e a implantação da linha 3, totalmente subterrânea, (Savassi - Lagoinha, com 4,5 km)".

Hoje o metrô de Belo Horizonte opera com uma linha que percorre 28 quilômetros, 19 estações, 144 vagões e transportando  cerca de 190 mil passageiros /dia. Daqui a  4 ou cinco anos, quando as três linhas estiverem em operação, o número de passageiros deverá saltar para cerca de 900 mil, diariamente, em uma rede ampliada para 44 quilômetros de extensão, com 33 estações e 240 vagões, que vão operar em condições mais rápidas e eficientes no transporte de passageiros.

Na quarta-feira, a superintendente de Infraestrutura de Transportes Samira Marx participou do painel "Modelos de concessão para sistemas de transporte público".  O seminário reuniu representantes nacionais e internacionais, do setor público e privado, que debateram em várias mesas, todos os aspectos ligados ao tema, envolvendo a pesquisa acadêmica, as formas de financiamento, as tecnologias envolvidas, os modos de operação e regulação do transporte público, além de apresentar as boas práticas em mobilidade desenvolvidas atualmente no mundo.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais