O governador Antonio Anastasia ressaltou, durante evento de confraternização do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), a importância da infraestrutura para o progresso e o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Durante o encontro, na noite de quinta-feira (28), no Expominas, Anastasia chamou a atenção para os dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), cujo levantamento foi feito pela Fundação João Pinheiro (FJP).

“O chamado IDH Municipal de todo o Brasil foi feito pela Fundação João Pinheiro. Em Minas Gerais, os municípios que tiveram seu IDH proporcionalmente melhor foram aqueles beneficiados pelo ProAcesso, programa executado pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER/MG), o que demonstra, de fato, a força da infraestrutura para o progresso, o desenvolvimento de uma cidade”, destacou o governador.

Ao lado do presidente do Sicepot, Alberto José Salum, o governador enalteceu, ainda, a trajetória da entidade que, neste ano, comemorou 45 anos de atividade.

“Quero registrar os cumprimentos, em nome dos mineiros, pelo trabalho excepcional realizado pelo Sicepot. Ao longo dos 45 anos da sua trajetória, sabemos que o Brasil ainda é muito carente por infraestrutura, como também nosso Estado de Minas. Muito já foi feito, mas ainda há muito a fazer. Tenho certeza que o Sicepot, pelos próximos 45 anos, terá muito trabalho, trabalhando sempre com denodo, qualificação e ajudando muito no desenvolvimento”, disse Anastasia.

O Sicepot-MG conta com 315 empresas associadas, que atuam na construção pesada dos segmentos rodoviário, saneamento, obras urbanas, pontes e edificações públicas. O Sindicato integra a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e faz parte da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). As empresas ligadas ao Sicepot-MG empregam diretamente 133 mil pessoas, sendo 60% desses funcionários em Minas e 40% em outros estados.