O governador Antonio Anastasia fez um balanço das principais ações do Governo de Minas neste ano de 2013, em entrevista ao programa Balanço Geral, da rádio Itatiaia, nesta terça-feira (03). Entre os temas abordados, destacou-se a infraestrutura como uma das que mais receberam investimentos do Governo do Estado nos últimos anos.

As obras realizadas pelo Governo de Minas também foram comentadas pelo governador durante a entrevista. “Estamos concluindo o programa ProAcesso. São 220 municípios mineiros beneficiados. Um investimento imenso, com mais de 5 mil quilômetros de asfalto. E agora demos um passo além com o programa Caminhos de Minas, que é uma alavanca do desenvolvimento”, afirmou.

Anastasia também reafirmou o compromisso do Governo de Minas de atuar como parceiro do Governo Federal nas obras do Anel Rodoviário e do metrô de Belo Horizonte. O governador lembrou que em um acordo com a União ficou definido que o Governo do Estado é o responsável pela elaboração do projeto e que esses estudos serão concluídos em abril. “Vamos antecipar para janeiro a parte dos maiores gargalos e vamos fazer a obra se recebermos os recursos do governo federal”, disse.

Com relação ao metrô, o governador destacou que o projeto para a linha 3, que ligará a Savassi à Pampulha, ficará pronto em abril de 2014, quando será lançada a Parceria Pública Privada, que ficará responsável pelas obras. “Se forem cumpridos todos os compromissos firmados por todos, teremos metrô subterrâneo em Belo Horizonte, em 2016”, garantiu Anastasia.