Foi inaugurada no município de Patrocínio, no Alto Paranaíba, uma nova escola da rede estadual de ensino. O espaço, denominado de Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, vai atender a alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio a partir do próximo ano. Para a realização da obra, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) investiu R$ 3.110.540,00. A obra foi fiscalizada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop).

O novo espaço conta com 12 salas de aula, laboratórios de Informática, Ciências, Física, Química e Linguagens, além de uma quadra coberta. Dentro dos padrões de acessibilidade, a escola também recebeu todo o mobiliário e está pronta para o ano letivo de 2014. “Agora vamos iniciar a matrículas dos alunos. A expectativa é que a escola comece o ano letivo de 2014 com o funcionamento de 15 turmas”, explica o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, João Marques dos Santos. Ainda de acordo com o diretor da regional, a nova escola está localizada em um bairro populoso da cidade que conta com cerca de 1.500 residências.

Entre os públicos de alunos a serem atendidos pela escola estão os alunos do ensino médio. Todas as escolas que ofertam esse nível de escolaridade contarão, a partir do próximo ano, com as ações do Reinventando o Ensino Médio, iniciativa da SEE que visa ressignificar os últimos três anos da educação básica a partir da transformação do ensino médio em um percurso mais individualizado, com disciplinas optativas, tutoria, temas transversais e atividades extraclasse e extraescolar.

“Como a escola foi criada este ano, nós vamos esperar o período de matrícula dos alunos para saber quantas turmas de ensino médio serão formadas e quais as áreas de empregabilidade serão ofertadas na escola”, lembrou João Marques dos Santos. A indicação da direção da escola será feita após a publicação do ato de criação da escola.

Com a criação da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra a Superintendência Regional de Patrocínio passa a contar com 34 escolas da rede estadual. Atualmente, a regional atende cerca de 20 mil alunos em escolas estaduais distribuídas em sete municípios do Alto Paranaíba. Considerando todas as redes (estadual, municipais e privada), cerca de 40 mil alunos são atendidos na educação básica da regional.

Unaí

No município de Unaí também foi inaugurada a obra de reforma e ampliação da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco. Com um investimento de R$800.241,37, a Secretaria de Estado de Educação realizou a construção de um novo pavimento, com seis salas de aula. Também foi feita uma reforma geral da escola, com a troca do telhado e a pintura de todo o prédio que já existia.

De acordo com a diretora da escola, Vanilda Aparecida Palma Souza, as intervenções na rede física tendem a refletir na qualidade do ensino. “O ambiente mais agradável propicia uma educação de maior qualidade para os nossos alunos”, explica a diretora que está à frente da escola desde abril. A instituição conta com 975 alunos do ensino médio.

Inhapim

Outra obra de reforma e ampliação ocorreu na Escola Estadual João de Almeida Pimentel, em Inhapim. Com um investimento de R$554.769,88 da SEE, a escola ganhou três novas salas de aula, uma nova sala de supervisão, cantina, despensa e dois banheiros. Entre outras reformas, as salas de aula que já existiam passaram por uma troca de piso e forro, além de reboco e pintura.