Foi publicado nesta quarta-feira (19) o aviso de audiência pública para elaboração dos projetos de engenharia complementares e execução das obras e serviços de adequação de capacidade, segurança e melhoramentos do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, com extensão total de 27,3 quilômetros. A audiência será realizada no dia 12 de março, às 14h30, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), que fica na avenida dos Andradas, 1.120 – 11º andar, em Belo Horizonte.

A audiência pública é uma das etapas do processo licitatório e componente que pode contribuir para o contrato de melhoramentos do Anel Rodoviário. De acordo com o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, a audiência cumpre as determinações legais e serve como uma oportunidade para o Governo de Minas expor o projeto para a sociedade, colher sugestões e contribuir com o que for possível. “Nosso objetivo também é sanar as dúvidas das pessoas diretamente beneficiadas pelas intervenções e de todos na área de influência da obra. Buscamos o consenso para o projeto”, definiu.

Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a reforma, modernização e reconstrução do Anel Rodoviário é uma das demandas mais desafiantes que o Governo de Minas e o governo federal enfrentam na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “São mais de 50 intervenções de obras de arte especial. Depois da licitação do projeto de engenharia caminhamos para licitação das obras nos trechos de maior tráfego. Um trabalho de grande complexidade técnica e burocrática realizado pela Setop, o DNIT, o Ministério dos Transportes e o DER/MG”, explica.

Técnicos do órgão estarão à disposição dos interessados para esclarecer dúvidas relacionadas ao projeto. Eles apresentarão, de forma detalhada, cada etapa do processo. Questões como implantação, prazos e impactos serão amplamente explicadas e debatidas durante a audiência.

O termo de compromisso entre União e Estado para delegação de execução das obras foi assinado, o que permitiu ao Governo de Minas dar prosseguimento ao processo.

Etapas

De acordo com o cronograma do DER/MG, os trechos do Anel nas interseções com as avenidas Amazonas, Ivaí e Pedro II, licitados antes dos demais trechos. A priorização de obras nestes três segmentos foi resultado de um acordo entre o DER/MG e o DNIT.

Essas primeiras intervenções correspondem à primeira etapa de execução das obras de melhoramento. Ao longo de 2014, novas etapas do projeto serão concluídas possibilitando novas licitações e contratações de obras.

As obras destes trechos devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre e correspondem a 20% de toda a extensão do Anel, que possui 27,3 quilômetros.

Foto: Divulgação/DER-MG