Em Minas Gerais, o trabalho para contribuir com a melhoria da infraestrutura do Brasil deu um passo importante nesta quinta-feira (13/03). O governador Antonio Anastasia anunciou, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o início de um conjunto de ações do programa Caminhos de Minas em diversos trechos rodoviários em todas as regiões do Estado. O governador autorizou a abertura de licitações de obras de asfaltamento e melhorias em 37 trechos, totalizando 1.248,3 quilômetros e investimento de R$ 2,04 bilhões.

Na mesma cerimônia, Anastasia deu ordem de início para elaboração de projetos de engenharia para 54 trechos, correspondentes a 1.487,5 quilômetros. A estimativa de investimento é de R$ 80 milhões na elaboração dos projetos. O governador autorizou, ainda, a abertura de licitações para elaboração de projetos de engenharia, com estimativa de investimento de R$ 22,5 milhões, em dez trechos do Caminhos de Minas, totalizando 415,2 quilômetros. Antonio Anastasia também deu ordem de início para obra de melhoramento do acesso secundário à cidade de Itaúna, no Centro-Oeste do Estado, com 1,2 quilômetro de extensão e investimento de R$ 5 milhões.

O governador ressaltou que sem uma infraestrutura eficiente para escoar a produção, de nada adiantará, por exemplo, uma safra recorde de agricultura e uma produção industrial ou mineral pujante. “A abertura de estradas significa ampliação da mobilidade, a valorização da propriedade, o escoamento da produção, a melhoria da educação através do acesso da zona rural, da região beneficiada pelo asfalto, às sedes das cidades. Isso significa redução do custo de vida pela queda do valor do frete e do transporte. O Caminhos de Minas veio dar sequência ao ProAcesso e se unir ao ProMG exatamente com o objetivo de estabelecermos ligações de asfalto tão importantes”, disse Anastasia.

O prefeito de Divinópolis (Centro-Oeste), Vladimir Azevedo, falou em nome dos prefeitos presentes e afirmou que o programa proporcionará diversos ganhos para a população. “O Caminhos de Minas vem realizar um sonho de tantas cidades. São acessos entendidos por alguns como secundários, mas, para nós, que estamos nas cidades, sabemos que são acessos fundamentais para o novo ciclo de desenvolvimento nesse mundo cada vez mais competitivo”, destacou o prefeito.

Também participaram da solenidade o vice-governador Alberto Pinto Coelho, secretários de Estado, parlamentares e prefeitos mineiros.

Caminhos de Minas

Lançado pelo Governo do Estado em 2010, o programa tem como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de cerca de oito mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 247 trechos, beneficiando diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

O Caminhos de Minas possibilita maior integração ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O programa também impulsiona a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, fazendo com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

Confira abaixo a lista dos municípios beneficiados e detalhes dos investimentos.

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG