O edital para melhoramentos, duplicação e obras de arte especiais de 37,2 quilômetros, da rodovia MG-050, no trecho entre Mateus Leme e Divinópolis, foi publicado no jornal Minas Gerais desta sexta-feira (28/03), pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). No segmento que será duplicado passam diariamente cerca de 12 mil veículos, sendo que a MG-050 é o principal corredor de ligação da Região Metropolitana de Belo Horizonte com as cidades do Sudoeste mineiro e o Leste do estado de São Paulo.

As obras serão licitadas em lote único e as propostas das empresas participantes deverão ser abertas às 14h30, do dia 13 de maio, na sede do DER/MG. “A duplicação entre Mateus Leme e Divinópolis se tornou fundamental neste momento devido ao atual volume de tráfego na rodovia e do grande número de serviços necessários para adequarmos as suas condições técnicas de forma a atender aos usuários nos aspectos relativos ao nível de serviço, conforto e segurança” afirmou o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze.

Além da duplicação das faixas, a licitação prevê uma série de outras obras entre elas a construção das pontes sobre o Córrego da Vargem, rio São João, o ribeirão Coelho, sendo que no ribeirão Bagaço serão edificadas três.

Estão previstas ainda a construção das passagens inferior de acesso ao Modal, ao acesso à AMG/900 (Carmo do Cajuru / São José dos Salgados), à MG/430 e à MBL; construção de muro de contenção na via marginal da interseção Santanense e Carmo do Cajuru; passagens superiores de acesso ao Distrito Industrial de Itaúna, à Belgo e ao Aterro Sanitário de Itaúna; além de passarela na interseção para Carmo do Cajuru.

Outra importante intervenção a ser realizada é a reabilitação do pavimento nas faixas já existentes onde ocorrerão as obras.

Projetos para outras obras

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, nesta quinta-feira (27/03), em viagem a municípios da área de influência direta da MG-050, anunciou projeto de duas intercessões em dois níveis com a rodovia, a primeira com a MG 344 (próximo a Itaú de Minas) e a outra com a avenida Arlindo Figueiredo em Passos. Outro projeto apresentado foi o dispositivo em desnível com acesso e retorno a bairros e ao Distrito Industrial de Piumhi.

Foto: Mércia Lemos