A Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A (Metrominas) publicou neste sábado (12/04) aviso de licitação para a contratação de projeto de engenharia que visa à implantação de um novo transporte de passageiros sobre trilhos, ligando os municípios de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O edital e os anexos que o compõem poderão ser obtidos no site www.metrominas.mg.gov.br.

Entre os serviços previstos na licitação, estão o estudo de demanda de passageiros, estudo de alternativas de traçado, definição de tecnologia, projetos funcionais e básicos de engenharia, inclusive planejamento de obras, orçamentação, licenciamento ambiental e projeto de desapropriação, pertinentes à implantação do serviço.

A abertura das propostas será no dia 16 de junho deste ano, na sede da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que fica no prédio Minas, 7º andar, sala 6, Cidade Administrativa. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre e o prazo de execução é de 365 dias a partir da ordem de início. Os serviços estão orçados em R$ 13,5 milhões.

Metrô

O objeto desta licitação está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 – Mobilidade Grandes Cidades e integra a modelagem, aprovada pelo Ministério das Cidades, que prevê a ampliação e melhoria da linha atual Vilarinho-Eldorado e a construção de duas novas linhas, uma subterrânea ligando a Savassi à Lagoinha e a outra de superfície ligando o bairro Nova Suíça ao Barreiro.

Atualmente, o processo encontra-se em fase de elaboração dos projetos de engenharia, com previsão de conclusão até o final do primeiro semestre deste ano. Depois os projetos serão encaminhados ao governo federal para aprovação e liberação do restante dos recursos para as obras.