Nesta semana o programa Conversa com o Governador destaca algumas ações de mobilidade urbana executadas pelo Governo de Minas para melhorar o trânsito e a qualidade de vida dos moradores na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A edição foi pautada por um questionamento de um cidadão, morador da capital mineira, sobre os planos do Governo do Estado com relação à melhoria do transporte público. De acordo com o governador Alberto Pinto Coelho, o Estado tem se empenhado e firmado uma série de parcerias em busca de soluções para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele destaca o MOVE Metropolitano, sistema de Bus Rapid Transit (BRT), cuja primeira etapa já começou a ser implementada. “O BRT MOVE já está funcionando, inicialmente, nas cidades de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia, Sabará e Taquaraçu de Minas. Mas esse serviço será expandido para todas as cidades do entorno de Belo Horizonte”, ressalta Alberto, acrescentando que, através de um bilhete único, o cidadão poderá contar com um serviço mais rápido e de mais qualidade. “O objetivo é diminuir o tempo de deslocamento e aumentar a satisfação dos usuários”, observa.

Com relação ao metrô da capital mineira, um projeto de competência do Governo Federal, Alberto Pinto Coelho afirma que o Estado cumpriu seu papel na parceria, ao entregar, dentro do prazo, os projetos para expansão e modernização da linha 1, já existente, e de implantação das linhas 2 e 3. “Os projetos ficaram prontos e foram entregues à Caixa Econômica Federal”, afirma. Ele informa ainda que, para estas obras, o modelo definido é o de Parceria Publico-Privada (PPP). “O Governo de Minas tem cumprido suas obrigações com relação a esta questão da maior importância”, reitera o governador.

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Superintendência Central de Imprensa, o programa Conversa com o Governador estará disponível sempre às quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (HD) e poderá ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea.