O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta quinta-feira (31/1), na sede da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), onde se reuniu com diretoria e associados da entidade para tratar de temas pertinentes à infraestrutura e mobilidade urbana.

Durante a reunião, o Secretário pontuou os desafios em um cenário de alto déficit nas contas do Estado, mas ressaltou que a Setop está fazendo um extenso mapeamento de demandas, obras em curso e paralisadas, para atuar de forma precisa. “As políticas de atuação da Secretaria já estão sendo definidas. E, de posse deste levantamento, vamos criar uma metodologia de abordagem, de enfrentamento de todas as ações, que terão priorização e acompanhamento regular”, disse.

“Vamos instituir na Setop talvez um dos mais organizados escritórios de projetos do Estado, com condições de monitorar todas as ações e demandas em tempo real". Além disso, o trabalho já segue ritmo intensivo para entender o porquê de algumas ações e políticas não andarem, e o que é necessário fazer para garantir efetividade. “Temos que ter uma ideia cristalina do próprio desempenho da secretaria”, completou.

Outro ponto destacado por Barcelos foi a alta capacidade técnica da equipe montada na Secretaria. “Buscamos a prata da casa, valorizando os servidores de carreira e também os EPPGGs (Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental). Teremos predominância da técnica nas decisões que vamos adotar”, pontuou.

Marco Aurélio Barcelos – que exercia o cargo de Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República – falou ainda sobre o fortalecimento de programas de concessões e parcerias público-privadas no Estado.

“Estamos construindo um programa de concessões de rodovias, queremos resgatar essa política. Será um programa preciso, como todos os outros que faremos”, enfatizou. “É um contexto de escassez, de redução de custos. Teremos que reavaliar e priorizar investimentos. Mas, se é verdade que vai nos faltar dinheiro, por outro lado não pode e não vai nos faltar criatividade. Temos que viabilizar soluções que permitam maior aproveitamento desses recursos, sem estagnar investimentos e muito menos paralisar a infraestrutura do Estado”, finalizou.

O presidente da SME, Ronaldo Gusmão, agradeceu a presença do Secretário e colocou a entidade à disposição da Setop. “A nossa Comissão Técnica de Transportes trabalhou, por seis meses, na elaboração de um plano de mobilidade para a RMBH, o qual temos o prazer de entregar ao Secretário em mãos hoje. Estamos à disposição para colaborar e dialogar com a Secretaria”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião o diretor geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, o subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e o Superintendente de Coordenação Técnica da Secretaria, Matheus Novais.