O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), firmou, na tarde desta quinta-feira (10/10), convênio com a Anglo American Minério de Ferro Brasil, para a transferência de recursos que vão permitir a conclusão das obras de pavimentação da rodovia MG-010, entre Conceição do Mato Dentro e Serro.

A cerimônia de assinatura do documento, realizada na prefeitura de Conceição do Mato Dentro, contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, do diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, do CEO da Anglo American Minério de Ferro Brasil, Wilfred Bruijn, do diretor de Operações da Anglo American, Reinaldo Brandão, dos prefeitos de Conceição de Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, e do Serro, Guilherme Simões Neves, além de deputados, vereadores, moradores e lideranças da região.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, ressaltou que no cenário de crise fiscal que passa o Estado, esse tipo de parceria é fundamental para levar desenvolvimento aos mineiros. “Esse é um tempo de união. É um momento importante, um momento simbólico, porque até então vínhamos enfrentando um momento de absoluta escassez de obras no Estado. E a MG-010, com a conexão que fará entre Conceição do Mato Dentro e o Serro, será a primeira obra rodoviária a se iniciar”, concluiu.

O asfaltamento entre Conceição do Mato Dentro e Serro compreende 48,42 quilômetros, e a obra começou a ser executada em 2012. Desde então, já foram asfaltados 23,42 quilômetros, entre a Vila Deputado Augusto Clementino e o Serro, e entre o distrito de São Sebastião do Bom Destino a Conceição do Mato Dentro. Agora, os trabalhos serão concentrados na finalização do segmento localizado na parte central do trecho, com 24,6 km de extensão.

Além de facilitar o deslocamento entre Conceição do Mato Dentro e Serro, a obra vai promover a integração e desenvolvimento regional, favorecendo o acesso à cidade de Diamantina e servindo como uma nova alternativa de via pavimentada para quem se desloca da região em direção à capital.

“Esse trecho une a região do Médio Espinhaço ao Alto Jequitinhonha. A rodovia MG-010 é espinha dorsal do desenvolvimento da nossa região”, comemorou o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira.

A expectativa é que a ordem de início dos trabalhos deve ser emitida pelo DEER/MG nas próximas semanas. A duração estimada para as obras de melhoramento e pavimentação é de dois anos.

Investimento

Os investimentos serão da ordem de R$ 45 milhões, dos quais R$10 milhões provenientes da Codemge, R$30 milhões por parte da Anglo American Minério de Ferro Brasil e R$5 milhões do DEER/MG, que vai utilizar o valor para a compra e fornecimento de material betuminoso.