O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de minas Gerais (DER-MG) homologou, no último dia 8 de março, o resultado da licitação para implantação do trecho LMG-865, entre Limeira do Oeste e o entroncamento da BR-364, em Chaveslândia, na região do Pontal do Triângulo. Serão investidos R$28,8 milhões em uma extensão de 7,9 km.

As obras previstas vão ocorrer entre o entroncamento da LMG-865 ao acesso à estrada municipal Antônio Cabrera Mano com a construção da Ponte sobre o Ribeirão Reserva (32,00 x 10,50 m).

Com a publicação da homologação, a próxima etapa é a assinatura de contrato. Na sequência, a empresa contratada apresentará um plano de trabalho para avaliação do DER-MG, e, após aprovado, será emitida Ordem de Serviço.

Importância econômica

A implantação da rodovia permitirá importante avanço no transporte dos insumos de cana-de-açúcar, intenso cultivo extrativista da região para o setor sucroalcooleiro e para as associações de agricultores nas proximidades de Limeira do Oeste.

Além disso, o trecho integrará o sistema viário no extremo Oeste do Triângulo Mineiro, o que permitirá a aproximação de uma importante via de interligação regional.

Provias

O Provias é um marco em Minas com a recuperação de 2.500 quilômetros da malha mineira.

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o pacote de obras vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.