As obras de reconstrução do bueiro e aterro no KM 393 da rodovia MGC-259, entre os municípios do Serro e Sabinópolis, região central do estado, já atingiram 60% de execução.

As obras ganharam um novo ritmo com as condições climáticas favoráveis de estiagem. Fator fundamental para a realização dos serviços de engenharia.

Conforme cronograma do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o tráfego no local deverá ser liberado na segunda quinzena de abril.

“Nossas equipes de trabalho estão empenhadas em restabelecer o tráfego no trecho devido à importância dessa rodovia para quem busca atendimento médico especializado em Diamantina, para o turismo e, sobretudo, para a comunidade estudantil de diversos municípios da região que utilizam a rota para acessar outras localidades”, salienta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Desvio

Enquanto as obras são executadas, o DER-MG orienta os condutores de veículos a utilizarem as seguintes rotas alternativas:

Opção 1: de Sabinópolis seguir sentido Materlândia até Rio Vermelho pela LMG-752 (57 km estrada pavimentada). De Rio Vermelho seguir para Serra Azul de Minas pela MG-010 (26 km de estrada não pavimentada), continuar pela MG-010 até Serro (43 km estrada pavimentada), ou vice-versa. Por esta rota há um aumento de 85 km no trajeto, aproximadamente, para quem faz a rota Sabinópolis – Serro. Existe, ainda, a possibilidade de utilizar estrada municipal, não pavimentada, que liga as cidades de Serra Azul de Minas a Materlândia, com aproximadamente 25 km de extensão. Para informações sobre as condições desta estrada, deverão ser consultadas as prefeituras municipais de Serra Azul de Minas ou Materlândia;

Opção 2: seguindo por Sabinópolis, sentido Guanhães, na MGC-259; depois para Senhora do Porto, na MGC-120. O desvio continua passando por Senhora do Porto e Dom Joaquim na MG-229, num segmento de 26 km por estrada de terra. Após este trecho, seguir para Serro pela MG-010, em via pavimentada. Por esta rota há um aumento de 100 km no trajeto, aproximadamente, para quem faz a rota Sabinópolis-Serro.

Opção 3: A prefeitura municipal de Serro viabilizou desvio para veículos de até 6 toneladas de peso bruto total, próximo ao local interditado, passando por estrada vicinal, não pavimentada, com extensão aproximada de 12 km. Para informações sobre as condições desta estrada, deverá ser consultada a prefeitura municipal de Serro.