As obras do ProAcesso seguem em 45 trechos Foto: Bernadete Amado

Com a autorização do processo de licitação de mais 33 trechos, feita pelo Governador Aécio Neves na última terça-feira (11), o ProAcesso chegou a 75% dos municípios mineiros que não possuem acesso pavimentado.  O objetivo do Programa é assegurar ligação asfáltica aos municípios que só possuem acesso por estrada de terra e assim contribuir para o desenvolvimento social e econômico das localidades mais carentes do Estado, principalmente das regiões Norte, Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e Zona da Mata.

Desde o lançamento em 2004, o ProAcesso já ligou por asfalto 68 municípios. Outros 45 trechos estão com obras em andamento, dois em contratação, 14 em licitação e 39 com licitação em preparação. Já foram investidos cerca de R$ 700 milhões. A meta do Programa é atingir os 224 municípios, que, em 2003, não tinham estrada asfaltada para outro município ou a uma via principal. Cerca de 88% deles tem população inferior a 10 mil habitantes e 97% possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior ao índice médio de Minas.

Este é o caso de  São Romão, no Norte do Estado, que inaugurou no mês passado os 34,6 quilômetros da MG 202, ligando a cidade a Ubaí. De acordo com o prefeito, Lúcio José Resende dos Santos,  “o ProAcesso vai mudar a história do município, pois sem o asfalto fica difícil chegar o desenvolvimento, além de diversos serviços”, explica.

Com recursos provenientes do Tesouro do Estado, de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), o programa, estimado em R$ 2,5 bilhões, garante melhor qualidade de vida aos quase 2 milhões de habitantes das regiões contempladas.

A pavimentação das estradas proporciona aos moradores das cidades atendidas, dentre outros benefícios, facilidade para escoar a produção agrícola, segurança nas viagens e rapidez no atendimento aos doentes. O ProAcesso contribui ainda para a competitividade da economia local, devido à redução dos custos dos transportes da produção e do fornecimento de insumos.

Algumas cidades que já receberam este beneficio comemoram. Ao inaugurar os 32 quilômetros de pavimentação da LMG 732, em agosto, o prefeito de Grupiara, no Alto Paranaíba, destacou a relevância econômica da obra. “O asfalto já está proporcionando melhorias diretas na vida da população, especialmente para os produtores rurais. Não enfrentamos mais o desconforto da poeira, no verão, ou dos alagamentos, em épocas de chuvas. Isto ajuda no escoamento das nossas riquezas e no aumento do turismo, ponto forte da nossa economia”, comemora.

De acordo com o prefeito de Dom Viçoso, cidade beneficiada pelo programa, Maurício Márcio Peres, a pavimentação de 20 quilômetros do novo acesso beneficiou diretamente cerca de 3 mil pessoas e facilitou o escoamento da produção agrícola e leiteira, além de outras culturas agrícolas da região. “Esta é uma obra reivindicada há décadas. Na época das chuvas a estrada ficava intransitável. A pavimentação deste trecho vai mudar a realidade econômica da cidade”, afirma.

“Trata-se do maior programa de pavimentação de estradas do país. Com o ProAcesso, 100% das cidades mineiras serão ligadas por asfalto. É um compromisso do Governo de Minas levar esse benefício aos municípios, principalmente àqueles de pequeno porte, que ainda não têm acesso asfaltado à rodovia principal ou a outras cidades que já possuem ligação por  asfalto”, garante o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

A meta do Governo de Minas, até o fim do programa, é pavimentar 5,6 mil quilômetros de estradas interligando os 853 municípios mineiros e assim beneficiar diretamente quase dois milhões de pessoas, equivalente a 12% da população de Minas Gerais.