Dentro da Semana Nacional de Trânsito de 2007, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) promove nesta quarta-feira (19), uma mesa redonda  para discutir a questão do “JOVEM, ÁLCOOL E O TRÂNSITO”. Um dos destaques do encontro é a presença do subsecretário Clóvis Eduardo Benevides, que apresentará recente pesquisa realizada pela Subsecretaria de Estado Antidrogas. De acordo com o estudo, 45% dos motoristas de Belo Horizonte dirigem seus veículos depois de ingerir bebida alcoólica.

O aumento do número de acidentes envolvendo jovens alcoolizados está preocupando a sociedade brasileira. Por este motivo, o DENATRAN definiu como tema principal para a Semana Nacional de Trânsito: “O jovem e o trânsito”. Segundo pesquisa do departamento nacional,  46% dos acidentes de trânsito no país envolvem jovens.

Em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que 400 mil jovens, de 19 a 25 anos, morrem todos os anos em acidentes de trânsito, principalmente em países de baixa renda. Estimativas da OMS indicam que os gastos mundiais com os acidentes de trânsito podem chegar a um trilhão de reais por ano. No Brasil são gastos anualmente R$ 24,6 bilhões.

O evento é aberto ao público e os interessados podem confirmar presença no Serviço de Educação do Usuário do DER pelos telefones: (31) 3235-1347 e 3235-1325.

Confira a programação:

Semana Nacional de Trânsito 2007: “ O jovem e o trânsito”

Programação da Mesa Redonda

Presidente da Mesa: Dr. Roberto Marini Ladeira
Gerente de Informação do Hospital João XXIII

8h30 - Credenciamento / Café

9 horas - Clóvis Eduardo Benevides - Subsecretário Estadual Antidrogas

9h30 - Paulo César Pinheiro Ribeiro – Consultor da Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais

10 horas - Anthero Drumond – Presidente do Conselho Municipal Antidrogas

10h30 - Geraldo Leão – Professor do Observatório da Juventude da FAE/UFMG

11 horas - Debate

12 horas - Encerramento