José Elcio Monteze, Fuad Noman e João Izael Querino Coelho durante a assinatura do convênio Foto: Ana Melo

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, assinou nesta quarta-feira (26), convênio para a melhoria e pavimentação de 11,3 dos 27 quilômetros que ligam Itabira a Itambé do Mato Dentro, via Senhora do Carmo.

Celebrado entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER) e a Prefeitura de Itabira, o convênio autoriza a liberação de R$10,4 milhões para a obra. Cerca de R$1 milhão será do material betuminoso (asfalto) fornecido pelo DER e o restante, aproximadamente R$ 9,4 milhões, serão investidos pelo município.

O prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, salientou a importância da obra para a região. "O asfaltamento irá beneficiar não só os dois municípios, como também o distrito de Senhora do Carmo. Irá fortalecer o turismo, já que o trecho está incluído no Programa Estrada Real, além de facilitar o trabalho dos produtores rurais que realizam o percurso diariamente”, afirmou.

Segundo Fuad Noman, o Estado tem investido muito na infra-estrutura das cidades. “Até o final de 2007 teremos cerca de R$ 100 milhões de investimentos em diversos municípios mineiros por meio de convênios. São obras aguardadas há décadas”, destaca.

A obra, cujo convênio acaba de ser assinado, está prevista para ser concluída até setembro de 2008, e os 16 quilômetros que ainda faltam para serem asfaltados serão contemplados pelo ProAcesso.

Por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, o Governo de Minas assinou 3.513 convênios, de 2003 a 2006, investindo mais de 395 milhões de reais em 784 municípios.

Recursos extras

No anúncio feito pelo Governador Aécio Neves, nesta terça-feira (25), da liberação de R$190 milhões para a realização de um conjunto de obras de infra-estrutura em 187 municípios mineiros, Itabira foi um dos contemplados.

A cidade receberá R$ 36 milhões para a implantação e pavimentação dos trechos que ligam Itabira a Nova Era e a João Monlevade. Cada um deles tem cerca de 30 quilômetros e devem ser concluídos ainda este ano.