Foto: Patrícia Rabelo

“Esta estrada é a redenção de todos nós, moradores de Capitão Andrade, Alpergatas, Tumiritinga e Itanhomi, que sonhamos um dia ter esta rodovia asfaltada, sem buracos e sem os atoleiros das épocas das chuvas. Foram anos com problemas de locomoção e sofrimento, com a falta de boas condições para se buscar o socorro. Mas hoje celebramos o progresso que chega com esta estrada asfaltada e sem a poeira e sem lama”. Estas são as palavras do prefeito de Capitão Andrade, José de Oliveira Filho (Juca), ao definir a importância da obra de melhoramentos e pavimentação da rodovia LMG-766, que liga a cidade à BR-116, na região do Vale do Rio Doce.

O trecho de 26 km foi inaugurado, hoje, (28) pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, representando o governador Aécio Neves e pelo diretor-geral do DER/MG, José Élcio Santos Monteze. A solenidade foi na praça João de Laia, a principal da cidade.

O secretário Fuad Noman disse, em seu pronunciamento, que os investimentos que o Governo do Estado tem realizado em toda Minas Gerais só são possíveis por causa do profundo ajuste das contas públicas. “Há muito não se investia em Minas, mas a firme determinação do governador Aécio Neves em fazer o ajuste fiscal nos possibilita investir cada centavo arrecadado em prol da população. Não existe no Estado uma única cidade sem uma obra do Governo”, destacou.

Para Fuad Noman, o novo acesso traz mais conforto e dignidade à população; melhora a qualidade de vida, gera emprego e renda. “Antes havia dificuldades para as pessoas se locomoverem até Governador Valadares. Não havia condições para buscar o socorro, mas hoje estamos pavimentando o futuro de Capitão Andrade rumo ao progresso e ao desenvolvimento e abrindo novas oportunidades”, ressaltou.

O Governo de Minas investiu nas obras cerca de R$ 14 milhões, valor que inclui, também, a construção da ponte sobre o ribeirão Traíra. O novo trecho, que faz parte do Programa ProAcesso, atende também aos municípios de Alpergatas, Tumiritinga e Itanhomi, beneficiando diretamente cerca de 35 mil pessoas.

Dos 26 km pavimentados, em 13 km (trecho entre São Geraldo de Tumiritinga até Capitão Andrade) foram realizados trabalhos de implantação, pavimentação e sinalização vertical e horizontal da rodovia. Nos outros 13 km (São Geraldo de Tumiritinga até entroncamento da BR –116) foram feitos serviços de limpeza, sinalização vertical e horizontal e recapeamento da pista.

Mais inaugurações em Capitão Andrade

Na mesma ocasião, o Governo de Minas entregou ao município de Capitão Andrade acesso aos serviços de telefonia celular, por meio do Programa Minas Comunica, que visa levar a telefonia móvel a 100% dos municípios mineiros. O secretário inaugurou o acesso ao celular ligando para o vice-governador Antônio Augusto Anastásia. O prefeito da cidade, José de Oliveira, também conversou por telefone com o vice-governador. Na oportunidade, o prefeito agradeceu todas as obras que o Governo de Minas tem feito em parceria com o município. Para o secretário, assim como no ProAcesso, o Governo do Estado está investindo em telefonia como fator de infra-estrutura e  de redução das desigualdades regionais.

Desde o início do programa, dos 853 municípios mineiros, 412 não possuíam cobertura de telefonia celular e de transmissão de dados.

Outra inauguração foi da  sede própria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Idelfino Antônio de Oliveira. A nova unidade de saúde vai oferecer consultas clínicas, atendimentos odontológicos, exames preventivos e ainda serviços de imunização. O novo prédio possui ambientes arejados, proporcionando conforto para os usuários e à equipe do Programa Saúde da Família.

Estiveram presentes à solenidade, além do secretário Fuad Noman e do diretor-geral do DER, José Elcio Santos Monteze, os deputados estaduais José Henrique e Fábio Avelar e o deputado federal Paulo Abi-Ackel.

Festival da Galinha Caipira

Capitão Andrade comemorou a pavimentação da rodovia de acesso ao município com o tradicional Festival da Galinha Caipira,  que acontece até domingo, dia 30 de setembro. Em sua 13ª edição, o evento reúne atrações artísticas e gastronômicas da região com um número variado de barracas, onde o visitante pode degustar as mais diversas maneiras de se preparar uma galinha caipira.

“Além de promover o lazer, esperamos, com a nova estrada, o aumento do fluxo de turistas e de participantes de todas as regiões e assim estimular mais o comércio local, movimentando os restaurantes, bares e outras atividades comerciais”, disse o prefeito de Capitão Andrade.