Linha Verde chegará ao Centro Metropolitano de Especialidades Médicas (CMEM) Foto: Bernadete Amado

A Linha Verde, o maior conjunto de obras viárias em Belo Horizonte e na região metropolitana das últimas décadas, será estendido em breve até o novo Centro Metropolitano de Especialidades Médicas (CMEM) de Belo Horizonte, inaugurado nesta quarta-feira (7).

De acordo com anúncio feito pelo Governador Aécio Neves, no início do próximo ano será lançado o processo de licitação para as obras de extensão do Boulevard Arrudas, no trecho entre a Alameda Ezequiel e a Rua Levi Coelho, no bairro Santa Efigênia. A obra irá melhorar o tráfego na região e facilitará o acesso dos usuários do CMEM, que tem expectativa de atender 80 mil pessoas por mês.

Para o prolongamento do Boulevard Arrudas, o Governo do Estado estima investimentos de R$ 50,5 milhões. Os recursos serão destinados à recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas num trecho de 900 metros. Ainda está prevista a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre a Andradas e a Francisco Sales, e a construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, no sentido Centro. Para a realização das obras viárias será assinado convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Balanço das Obras

A Linha Verde, com as obras já concluídas e liberadas ao tráfego, já está reduzindo o tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o centro de Belo Horizonte, além de aumentar o conforto, a fluidez e a segurança do tráfego. Atualmente, em situação normal, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, a duração deverá ser reduzida para 35 minutos.

A obra vai beneficiar diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios que usarão rotineiramente a Linha Verde, criando empregos, atraindo investimentos, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento de trabalhadores com rapidez e segurança.

As intervenções no Boulevard Arrudas e da rodovia MG-010 estão concluídas com recursos assegurados e exclusivos do Governo do Estado, que garantiram o início e a conclusão das obras. “Com as quatro novas faixas para tráfego possibilitadas pelas obras no Boulevard, o tráfego melhorou no centro e requalificou todo o entorno da praça da Estação”, destaca o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Na Cristiano Machado, os viadutos sobre a Jacuí e Silviano Brandão, deram mais fluidez e segurança ao trânsito e eliminaram um gargalo nos cruzamentos, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do entorno.

O complexo viário Cristiano Machado e José Cândido da Silveira, no cruzamento entre as avenidas, no bairro Cidade Nova, foi construído em três níveis - dois viadutos e uma trincheira – e eliminou um dos maiores gargalos da avenida, que também é um dos principais corredores de acesso à Região Norte da capital.

A MG 010, com 22 quilômetros duplicados, conta com sete novos viadutos, 10 passarelas de pedestres e três passagens de pedestres em viadutos.

Andamento das obras na Cristiano Machado

A avenida Cristiano Machado tem seis pontos básicos de intervenção. O primeiro ponto é o da rua Jacuí e avenida Silviano Brandão, depois a José Cândido da Silveira, o complexo do Minas Shopping, o Anel Rodoviário, a Sebastião de Brito e a  Waldomiro Lobo.

As intervenções com as avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo são em nível, com readequação da geometria, e já estão concluídas. Na Jacuí e Silviano Brandão, os dois viadutos já estão concluídos e os trabalhos que estão sendo feitos agora são na parte inferior. Nesta área têm muitas interferências com as obras de serviços públicos, como a Copasa, Cemig, Telemig, etc. No caso da Copasa, tem a rede pluvial, rede de esgoto, rede de água, e essas redes causam interferências nas obras.

Na interseção com a avenida José Cândido da Silveira, única intervenção em três níveis no Estado, o viaduto e a trincheira já foram concluídos e liberados desde o dia 31 de maio. O que está sendo concluído agora é o viaduto de acesso ao bairro Silveira, uma reivindicação da comunidade e uma obra que foi licitada separadamente. 95% desta obra já foi executada. No local está sendo feita a parte de urbanização, que inclui os gramados, passeios e acabamentos.

No complexo da Bernardo Vasconcelos está sendo feito um viaduto com bifurcação: uma alça vindo da Bernardo Vasconcelos que dá acesso direto à Cristiano Machado (sentido centro/bairro), e outra que dá acesso ao Minas Shopping. A previsão é de que as obras da Cristiano Machado com Bernardo Vasconcelos fiquem prontas em fevereiro de 2008.

Neste trecho também está sendo construída uma passarela para pedestres sobre a Cristiano Machado que deve ficar pronta até o final deste ano.

Logo depois, na interseção com a Via 710, o viaduto vai servir de retorno (no sentido centro) para quem sai do Minas Shopping, ou para pegar a Bernardo Vasconcelos, substituindo a passagem existente em nível, eliminando assim o sinal do cruzamento. Ele vai servir também para quem vem do aeroporto e quer retornar para a Cristiano Machado, sentido bairro. O viaduto deverá ficar pronto e liberado em novembro.

Complexo do Anel Rodoviário

No total são sete viadutos, sendo que três já estão prontos, mais os quatro viadutos no Anel Rodoviário. Os dois existentes hoje no anel serão demolidos e substituídos por quatro em obras, sendo dois em cada sentido.

Na Cristiano Machado, antes do anel, tem dois viadutos paralelos sendo que um é exclusivo da bus way, pista só para os ônibus. O ônibus que estiver na estação São Gabriel e quiser vir para o centro vai usar este viaduto que passa sobre a pista da Cristiano Machado, sem interferência em nível. O outro viaduto tem o mesmo percurso, vindo da estação, de Santa Luiza, para os demais veículos.

Quem vem do aeroporto e se dirige para a Estação São Gabriel vai passar sobre a Cristiano Machado utilizando um viaduto (eixo 18). A previsão de conclusão de todas as obras do complexo do anel rodoviário é abril de 2008.