Secretário em entrevista coletiva, acompanhado do deputado Federal Nárcio Rodrigues e deputado Estadual, José Maia. Foto: Wilson Oliveira

A região do Pontal do Triângulo Mineiro recebeu do Governo do Estado, nesta segunda-feira (12), um volume expressivo de recursos para um conjunto de obras. O pacote de investimento foi anunciado pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, em solenidades realizadas nos municípios de Frutal, Iturama e Campina Verde. Os recursos previstos e consolidados somam mais de 100 milhões de reais e se destinam à implantação, pavimentação e recuperação de diversos trechos e a construções de pontes e aeroportos.

Em Frutal, durante a solenidade realizada na Câmara Municipal, o secretário assinou termo aditivo do contrato entre o Governo do Estado e o Grupo Coruripe no valor estimado de R$30 milhões para obras viárias em vários municípios da região. Os investimentos com recursos do Estado e da iniciativa privada estão previstos no projeto Estruturador de Logística do Triângulo e Alto Paranaíba do Governo de Minas.

Fuad Noman autorizou o início da licitação para elaboração dos projetos de engenharia dos trechos Pirajuba-Planura; Pirajuba-Frutal; construção do anel rodoviário de Pirajuba, construção do anel viário de Campo Florido e da ponte sobre o rio São Francisco.

O secretário autorizou também o início para as obras do aeroporto de Frutal e recuperação da ponte sobre o rio Grande no trecho Planura (Porto Colômbia).

Ainda em Frutal, o secretário deu ordem de início para licitação dos projetos do viaduto da Cruzeta; acesso ao Garimpo do Bandeira (BR364); acesso ao complexo turístico Santa Mônica à BR-153, construção do trevo de entrada de São Francisco de Sales e do trevo de ligação Frutal/ Vila Barroso. O pacote de obras anunciado permitirão a pavimentação de quase 100 km de estradas na região, beneficiando dezenas de municípios.

“Estou muito feliz de poder autorizar um volume tão grande de investimentos para esta região de Minas que é orgulho para todos nós mineiros. Posso afirmar que nunca se investiu tanto e em tão pouco tempo no Pontal do Triângulo. O Governador Aécio Neves sabe da importância da riqueza gerada por esta região. Devo também ressaltar a ação conjunta dos deputados Nárcio Rodrigues e Zé Maia nestas obras”, disse Fuad Noman.

O secretário disse, em seu pronunciamento, que os investimentos que o Governo do Estado tem realizado em toda a Minas Gerais só são possíveis por causa do profundo ajuste das contas públicas. “Há muito não se investia em Minas, mas a firme determinação do governador Aécio Neves em fazer o ajuste fiscal nos possibilita investir cada centavo arrecadado em prol da população. Não existe no Estado uma única cidade sem uma obra do Governo”, destacou.

Iturama

Após a cerimônia em Frutal, o secretário seguiu para Iturama, onde inaugurou o aeroporto “Aureliano Chaves de Mendonça” e assinou a ordem de início para obras de melhoramento e pavimentação do trecho Carneirinhos-Limeira do Oeste, com 19,5 km, a ser executado em parceria com a usina de Coruripe a partir de 2008. O Governo autorizou, também, a elaboração de projeto executivo para adequação da interseção no trevo de Iturama.

Para o prefeito de Iturama, Valdecir Pichioni, a obra do aeroporto abre novas oportunidades de investimentos para a região e gera emprego e renda. “Hoje celebramos o progresso que chega com a conclusão de mais uma obra importante para todo o Triângulo, que irá impulcionar nossa economia, concluiu”.

Campina Verde

Em Campina Verde, o secretário inaugurou as obras de implantação e pavimentação de 50 km na MGT-497, que recebeu o nome de rodovia “João Nunes da Silva”, no trecho entre o município e o distrito de Honorópolis, que recebeu recursos de cerca de R$45 milhões. Para o secretário, a obra é de fundamental importância para o agronegócio da região, por se tratar de um eixo de integração do Triângulo Mineiro com o Mato Grosso do Sul.

“Hoje entregamos a região uma obra acalentada por várias gerações, que ligará o Sul da Bahia, passando por Espinosa, Montes Claros, Pirapora, Patos de Minas, passando por Uberlândia e Iturama e chegando a Porto Alencastro” afirmou o secretário.

Para o deputado Nárcio Rodrigues, muitas obras anunciadas são aguardadas à décadas, citando especialmente a inauguração do trecho de 50 km que liga Campina Verde a Honorópolis. “Esta obra permitiu o asfaltamento do único trecho de terra batida que existia na MGT497”, disse.
Segundo ele, a região do Pontal do Triângulo está muito bem servida, porque tem a generosidade do Palácio da Liberdade, que sabe da importância da região para a economia de Minas e do País.

O deputado estadual Zé Maia considera o pacote de obras a demonstração do espírito inovador do governador Aécio Neves.  “Modernas estradas estão surgindo onde antes havia somente estradas de terra em condições precárias. Com isso, estamos interligados a diversas regiões, o que facilita o trânsito de pessoas e mercadorias”, disse.

Fradique Gurita, prefeito de Campina Verde, disse que o município já sente os benefícios da pavimentação da estrada. Segundo ele, o segundo maior grupo sucroalcooleiro do país - o Santa Elisa- já está se instalando no município em função da facilidade de escoamento da produção, provocado pelo asfaltamento da rodovia MGT-497. A estimativa é a geração de 1500 novos empregos diretos e a produção de 10 mil toneladas de cana/dia. Um novo frigorífico já se prepara para entrar em atividade, com espectativa de gerar 1000 empregos diretos. “Já estamos colhendo os frutos da pavimentação da estrada, com diversas empresas procurando a prefeitura interessadas em investir no município”, disse Fradique Gurira.

O município de Campina Verde possui o segundo maior rebanho de gado de corte e leite de Minas Gerais, com cabeças de gado.