O balanço parcial das blitze realizadas nas ruas centrais de Belo Horizonte, desde o último dia 5, pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), numa operação conjunta com a BHTrans e a Polícia Militar, para coibir o transporte clandestino de passageiros, apontou que 96% dos veículos abordados na operação estavam com algum tipo de irregularidade.

A operação conta com sete equipes, distribuídas em diferentes pontos do hipercentro de Belo Horizonte. Até esta segunda-feira (12), ao meio-dia, foram abordados 363 veículos e lavrados 369 autos de infração. Foram apreendidos 60 veículos e 19 certificados de licenciamento foram cancelados. Um condutor de veículo foi preso e três carteiras de habilitação retidas.

Um primeiro encontro das entidades que participam das blitze para avaliar as ações executadas, corrigir procedimentos e  programar novos pontos de abordagem  será realizada nesta quarta-feira (14), em local e horário a serem determinados. Esses encontros são necessários porque os transportadores clandestinos estão sempre alterando os pontos de aliciamento de usuários, os trajetos e os pontos de embarques para as viagens.

Este trabalho, que vem sendo executado desde 2002, trouxe resultados positivos para a população da capital e do interior com a redução e a inibição da atuação dos transportadores clandestinos de passageiros, melhorando as condições de tráfego e oferecendo mais segurança e conforto nas contratações de viagens fretadas.

A operação, que atua diariamente, terminará no último dia de dezembro. A partir de janeiro, o DER dirige o foco das ações de fiscalização do transporte clandestino para as rodovias do interior do Estado, quando será executada a operação de férias.

Neste ano, até esta segunda-feira (12), as coordenadorias regionais do DER/MG efetuaram 4.759 blitze, com 206.128 veículos abordados, resultando em 28.055 veículos autuados, 1.686 veículos apreendidos, e 13.268 pessoas obrigadas a interromper a viagem e, só podendo chegar ao seu destino, fazendo transbordo para um veículo regular. Neste caso, o custo extra de uma nova passagem fica por conta do passageiro. Atualmente, existem 7.703 veículos cadastrados no DER para realizar fretamento intermunicipal de pessoas.

As infrações mais comuns registradas nas fiscalizações do DER são: viajar sem a autorização de viagem, transportar pessoas não relacionadas na lista de passageiros e deixar de emitir um documento fiscal de valor apropriado em relação a viagem prestada. A empresa cadastrada no DER pode, em função de alguma infração, ser punida administrativamente, com base nos decretos e ter suspensa a autorização de viagem, por um período que varia de 30 a 360 dias.  O valor das multas pode variar de R$ 85 a R$ 396, de acordo com os decretos em vigor e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).