A liberação do tráfego do viaduto da Via 710, na Cristiano Machado, bairro Palmares, foi adiada para o dia 22, quinta-feira. O adiamento é para fazer o reforço da sinalização de acesso ao viaduto, e, simultaneamente, mudanças de trânsito no local para melhoria de circulação e de acesso ao Minas Shopping e aos bairros da região norte, sentido Venda Nova.

O viaduto da Via 710, que faz parte da construção da Linha Verde, vai servir de retorno (no sentido centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos, mantendo a passagem em nível existente no local para dar mais segurança aos pedestres e reduzindo o tempo do sinal do cruzamento.

Com a liberação do viaduto e as mudanças para melhoria de circulação e de acesso, o trânsito para o shopping e para os bairros da região norte, na Cristiano Machado com Bernardo Vasconcelos, terá maior fluidez. Na interseção estão em andamento as obras de outro viaduto, com bifurcação: uma alça vindo da Bernardo Vasconcelos que dá acesso direto à Cristiano Machado (sentido centro/bairro), e outra que dá acesso ao  shopping. Essas mudanças de acesso são fundamentais para dar continuidade e para conclusão mais rápida das obras em frente ao shopping. Neste trecho também está sendo construída uma passarela para pedestres sobre a Cristiano Machado, que vai substituir a passagem em nível existente no local.

O viaduto da via 710, que começou a ser construído em dezembro de 2006, tem duas pistas de rolamento, com 97,4 metros de extensão e 25 metros de largura. O viaduto conta com quatro faixas de tráfego, separadas por guarda-rodas central, incluindo passeios laterais para travessia de pedestres. Ao todo foram necessárias 54 vigas de sustentação para a conclusão do viaduto. Cada uma pesa em média 32 toneladas e mede 32 metros de comprimento.

As obras de drenagem já estão concluídas e a iluminação definitiva será instalada até o final do mês. Numa segunda etapa, o viaduto vai servir também de acesso para quem vem do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e quer retornar para a Cristiano Machado, sentido bairro. E no futuro, ele fará parte da Via 710, projeto de obra viária que deve desafogar o trânsito na área central, ligando diversas avenidas em diferentes pontos da cidade.