Foto: Divulgação

As obras na MG 050, primeira Parceria Público-Privada (PPP) do setor rodoviário do Brasil, avançam com o objetivo de preparar a estrada para o período de chuvas, que está começando. Entre outras intervenções, a concessionária Nascentes das Gerais, realiza, atualmente, a limpeza de canaletas, bueiros e galerias, para garantir o escoamento adequado de água na rodovia, além da recuperação de locais ameaçados de erosão. As intervenções estão sendo realizadas ao longo de todo o trecho, entre Juatuba e São Sebastião do Paraíso.

Até o momento já foram recuperados mais de 80 quilômetros de pavimento, implantada nova sinalização horizontal e vertical em 23 trevos, 30 pontes e viadutos, além da colocação de sinalização ostensiva de segmentos com curvas e rampas acentuadas em 31 quilômetros.

Para aumentar a segurança dos usuários, 700 novas placas foram implantadas, outras 150 recuperadas, 310 mil metros de faixas foram pintadas, 20,2 mil tachões colocados, 3,2 quilômetros de faixas adicionais criadas, além da implantação de proteção nos encontros de 27 pontes e viadutos.

Ainda em 2007, serão implantados de serviços de restauração estrutural do pavimento em TSD com polímero entre Formiga e Piumhi e de pavimento com polímero entre Azurita e Divinópolis.

“Também foram feitas limpeza e desobstrução de canaletas, bueiros e galerias em toda a rodovia, para direcionar a vazão da água e diminuir a possibilidade de aquaplanagem”, afirma José Roberto Ometto, diretor executivo da Concessionária. “Aceleramos a recuperação localizada e a antecipação da fase de restauração estrutural do pavimento, para propiciar maior conforto e segurança ao usuário. Outra ação importante foi à proteção das camadas estruturais do pavimento”, completou.

“Quem passa pela rodovia já pode perceber as melhorias realizadas por meio da PPP. Nos próximos 25 anos, período da concessão, serão investidos R$ 712 milhões na MG-050”, ressalta o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Criação de emprego e pagamento de impostos

Cerca de 1.800 postos de trabalho, diretos e indiretos, devem ser criados com a PPP da MG-050. O caixa de cada município cortado pela rodovia também será reforçado. Durante os 25 anos da concessão, está previsto o recolhimento, aos cofres das prefeituras, de um total de R$ 68 milhões desse imposto, a concessionária recolherá os seguintes tributos federais: PIS, Cofins, IRPJ e CSLL.

Custo de transporte é menor em rodovias de qualidade

Além de aumentar a segurança dos motoristas, a PPP da MG-050 também vai melhorar as condições de transporte e de escoamento de produtos mostram que rodovias melhores geram custos de transporte menor. Um trabalho do Instituto de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro apurou, por exemplo, que uma carreta de 25 toneladas gasta R$ 2,24 por quilômetro ao transitar numa estrada sem manutenção e R$ 1,60 quando a rodovia está em boas condições. Por outro lado, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), as 23 melhores rodovias do País são pedagiadas.