Foto: Divulgação

O Governo de Minas inaugura nesta sexta-feira (30) mais um acesso pavimentado por meio do Proacesso. Trata-se dos 15 quilômetros da MG 232, que liga Dores de Guanhães a BR 120. A obra foi executada sob a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER) e teve um custo final de R$ 6.794.639,02.

Desde o lançamento do Proacesso em 2004, o programa já garantiu o acesso pavimentado a 72 municípios, resultando no total de 1.321 quilômetros de novas rodovias. Mais 44 obras estão em andamento, somando outros 998 quilômetros. O Proacesso conta, atualmente, com 75% dos 224 acessos com obras concluídas ou autorizadas.

Para o prefeito de Dores de Guanhães, João Eber, o empenho do governo, possibilitou a realização de um sonho. “Está é uma obra aguardada com grande ansiedade pela população, que sempre confiou na proposta do Governo de Minas de levar o asfalto a todos os municípios mineiros. Se a obra era um sonho, posso afirmar que isto é passado, pois o que vejo agora é a realidade de uma promessa cumprida”, completou o prefeito.

O secretário Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, ressaltou a coragem do governador em convocar toda a sua equipe para trabalhar no sentido de “equilibrar as contas públicas, para que Minas voltasse a crescer”. “Desafio lançado, desafio aceito. O empenho de toda a equipe levou o governo a conquistar o déficit zero e, em conseqüência, alcançar o equilíbrio das finanças em Minas. Se no início do primeiro mandato era impossível investir pela falta de dinheiro em caixa, com este equilíbrio, o resultado imediato, foram recursos acumulados a serem aplicados em benefício da população mineira”, diz.

“Dores de Guanhães será transformada, como Minas Gerais está sendo através do Proacesso. Posso afirmar com tranqüilidade, que hoje, o Governo de Minas está presente em todos os 853 municípios, realizando algum tipo de obra, gerando empregos e levando o progresso para a população. Estamos desta forma realizando o sonho do Governador Aécio Neves, de transformar Minas num lugar melhor de se viver”, conclui Fuad Noman.

Belezas naturais

A microrregião de Guanhães, formada por quinze municípios, pertence à região Vale do Rio Doce e tem uma população estimada pelo IBGE, em 2006, de 127.945 habitantes, onde se insere a cidade de Dores de Guanhães com 5.407 pessoas.

A região de Dores de Guanhães é rica em belezas naturais, com uma Área de Preservação Ambiental, APA de Dores de Guanhães, onde são encontradas cachoeiras (Guarda, Cabral, Sabiá e Sereno por exemplo), o pico do Caraça, e praias naturais. O rio Guanhães corta todo o município, inclusive a sede da Represa Salto Grande, distante 23 km do centro da cidade. São áreas de grande potencial turístico, que também integram o Circuito da Estrada Real.

Antes do início da solenidade de inauguração da pavimentação do trecho de 15 quilômetros da MG 232, o prefeito João Eber e comitiva, receberá o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, no trevo de acesso a cidade, prosseguindo até o Ginásio Poliesportivo de Dores de Guanhães onde, a inauguração ocorrerá, às 18 horas.