Foto: Patrícia Rabelo

O Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso) concluiu, até janeiro deste ano, obras de asfaltamento de rodovias para 80 municípios. No total, serão 224 municípios beneficiados que receberão ligação asfáltica à outra localidade ou à rede rodoviária principal do Estado até 2010.

Os trechos já concluídos somam 1.594 quilômetros dos 5.572 que o programa irá executar. Obras em 48 trechos estão em andamento ou em fase inicial, totalizando 1.183 quilômetros. Outros 1.088 quilômetros, distribuídos por 40 trechos, já estão sendo licitados ou com autorização para início de licitação. Dos projetos de engenharia, requeridos para o início das novas obras, 48 estão em elaboração, um em licitação e outro a ser licitado.

A previsão total de investimentos do Proacesso é de R$ 2,8 bilhões. Até o ano passado foram investidos cerca de R$ 840 milhões e a previsão é de que sejam aplicados mais R$ 800 milhões no programa em 2008.

IDH

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em precária conexão com a rede rodoviária principal, por meio da melhoria e pavimentação das rodovias de acesso, o Proacesso garantirá melhor qualidade de vida aos quase 2 milhões de habitantes das regiões contempladas.

O asfaltamento das rodovias proporcionará o aumento da acessibilidade da população aos serviços sociais, aos mercados e às atividades geradoras de emprego e renda. Dentre outros benefícios incluem-se, também, a redução dos tempos das viagens e de custos com transporte, mais segurança e garantia de trafegabilidade permanente e sustentável.

“Com o Proacesso, 100% das cidades mineiras serão ligadas por asfalto. É um compromisso do Governo de Minas levar esse benefício aos municípios, principalmente àqueles de pequeno porte, que ainda não têm acesso asfaltado à rodovia principal ou a outras cidades que já possuem ligação por asfalto”, garantiu o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Segundo o secretário, os investimentos que o governo estadual têm feito em toda Minas Gerais só estão sendo possíveis em função de um rigoroso ajuste das contas públicas, realizado nos primeiro mandato da atual administração. “A determinação do governador Aécio Neves em realizar o Choque de Gestão tem nos possibilitado executar obras em todos os municípios mineiros”, afirmou.

Para o prefeito de Dores de Guanhães (Leste do Estado), João Eber, última cidade a ter um trecho inaugurado, o empenho do Governo possibilitou a realização de um sonho. “Esta é uma obra aguardada com grande ansiedade pela população, que sempre confiou na proposta do Governo de levar asfalto a todos os municípios mineiros. Se a obra era um sonho, posso afirmar que isto é passado, pois o que vejo agora é a realidade de uma promessa cumprida”, completou o prefeito.

José de Oliveira Filho, prefeito de Capitão Andrade, município do Vale do Rio Doce que teve o trecho inaugurado em setembro passado, comentou sobre a importância da obra para a região. “Esta estrada é a redenção de todos nós moradores de Capitão Andrade, Alpercatas, Tumiritinga e Itanhomi, que sonhamos um dia ter esta rodovia asfaltada, sem buracos e sem atoleiros nas épocas das chuvas. Foram anos com problemas de locomoção e sofrimento, mas agora celebramos o progresso que chega com esta estrada asfaltada, sem poeira e sem lama”, comemorou se referindo ao trecho da rodovia LMG-766, que liga a cidade à BR-116.

Já o prefeito de São José da Barra, José Donizete Vilela, destacou que a cidade possui muitos atrativos turísticos em função da represa de Furnas e pelas diversas cachoeiras. “Além de incentivar o turismo, a estrada pavimentada irá melhorar o deslocamento das pessoas e o escoamento da produção agrícola. São José da Barra tem uma economia voltada para a produção de leite, milho, café, pimenta, além do ICMS de Furnas”, ressaltou.

Os recursos destinados ao programa são provenientes do Tesouro do Estado, de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) e do Banco Mundial.