Foto: Márcia Roizenbruch

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, DER, juntamente com a BHTrans e a Polícia Militar do Estado, continua atuando efetivamente no combate ao transporte clandestino de passageiros na área central da capital.

Desde o início deste mês, já foram abordados 90 veículos, 118 autos de infração lavrados, cinco certificados de registro de licenciamento de veículos recolhidos, 11 veículos apreendidos e 11 veículos foram retidos.

Somente no mês de janeiro, no hipercentro de Belo Horizonte, foram abordados, pelos agentes de trânsitos, 691 veículos, 797 autos de infração lavrados, 27 certificados de registro de licenciamento de veículo recolhidos, 119 veículos apreendidos, 225 veículos retidos e 14 carteiras de habilitação apreendidas.

No interior do Estado todas as 40 Coordenadorias Regionais do DER também estão realizando blitze na tentativa de coibir o transporte irregular de passageiros. Durante as ações nas MGs, qualquer veículo suspeito, carro particular ou de transporte de pessoas ou cargas, é abordado e fiscalizado.

Na 24ª CRG, de Passos, de 1º de janeiro a 11 de fevereiro deste ano foram realizadas 20 operações. Foram abordados 1453 veículos, 162 autos lavrados pelo DER, 160 autos lavrados pela PRE, sendo, ainda, 17 veículos apreendidos e 36 retidos.

José Ivan Almeida, agente de trânsito da Regional de Passos, afirma que “ao abordamos os veículos fazemos a fiscalização, mostramos as infrações cometidas, explicamos como os condutores devem proceder para evitar novas infrações e posteriormente é lavrado o auto de infração. Esperamos que dessa forma consigamos conscientizar os motoristas sobre a importância de se fazer uma viagem segura e no caso de transporte de passageiros, orientamos sobre a importância de serem cadastrados no DER”, afirmou.

Segundo Paulo Diniz, diretor de Fiscalização do DER, as operações continuarão mais intensas neste ano. “Com o intuito de melhorar os trabalhos, as 40 CRGs serão agrupadas em 13 bases, escolhidas estrategicamente. Vamos receber, também, 53 viaturas para a fiscalização metropolitana e intermunicipal”, afirmou.

O diretor de Fiscalização acrescentou, ainda, que a partir do dia 25 de fevereiro ele irá percorrer as CRGs para coordenar os trabalhos, fazer o planejamento das ações e instruir os fiscais que farão as blitze.

De acordo com os levantamentos do DER, as infrações mais comuns de serem registradas durante as blitze são: viajar sem autorização de viagem, transportar pessoas não relacionadas na lista de passageiros e deixar de emitir um documento fiscal de valor apropriado em relação à viagem prestada.

A empresa cadastrada no DER pode, em função de alguma infração, ser punida administrativamente, com base nos decretos em vigor e ter suspensa a autorização de viagem, por um período que varia de 30 a 360 dias. O valor das multas podem variar de R$85,00 a R$396,00, de acordo com os decretos e o Código de Transito Brasileiro, CTB.