Foto: Bernadete Amado

O Governo de Minas entrega à população de Belo Horizonte, nesta terça-feira (11/03), mais uma obra da Linha Verde na avenida Cristiano Machado: o viaduto de acesso ao bairro Silveira. A obra foi inserida no projeto original da Linha Verde por determinação do governador Aécio Neves atendendo a uma reivindicação da comunidade do bairro Silveira que terá o acesso facilitado pela avenida José Cândido da Silveira. O tráfego do viaduto será liberado, às 10 horas, pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, e o diretor-geral do DER, José Élcio Monteze.
O viaduto faz parte do complexo da avenida José Cândido da Silveira, localizado no cruzamento com a avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova. A obra vai solucionar o problema de tráfego para os moradores que terão acesso à rua Biaggio Polizzi, no bairro Silveira, com mais segurança e conforto. O complexo viário da avenida José Cândido da Silveira foi construído em três níveis - dois viadutos, vias marginais e uma trincheira. A liberação de um viaduto e da trincheira, em maio do ano passado, eliminou um dos maiores gargalos da avenida, que também é um dos principais corredores de acesso à Região Norte da capital.

Obras em ritmo acelerado
As obras da Linha Verde, maior complexo viário já erguido na Região Metropolitana de Belo Horizonte nas últimas décadas, estão em ritmo acelerado. Do conjunto de seis trechos em obras da avenida Cristiano Machado, já foram concluídos dois viadutos sobre a rua Jacuí e avenida Silviano Brandão que deram mais fluidez e segurança para quem trafega do Centro em direção à Cidade Nova.
No complexo da Bernardo Vasconcelos, estão adiantadas as obras do viaduto de acesso à avenida e ao Minas Shopping. O viaduto da via 710 foi liberado no final do ano passado e serve de retorno (no sentido Centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos. Neste trecho, também está sendo construída uma passarela para pedestres sobre a Cristiano Machado. Os cruzamentos da Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo foram readequados e já estão concluídos.
No cruzamento com o Anel Rodoviário, na altura do bairro São Paulo, estão sendo construídos sete viadutos, quatro no Anel Rodoviário e  três na Cristiano Machado, que estão quase concluídos. Nessa região, o ponto de cruzamento será deslocado para oeste e atual interseção da avenida será mantida e conectada à praça rotatória (Estação São Gabriel) e à MG-020, acesso a Santa Luzia. Serão incluídas ainda novas travessias em níveis diferentes, que permitirão a manutenção do tráfego direto, sem semáforos, ao longo da avenida e do Anel Rodoviário.

Tempo reduzido de percurso
Com 35,4 quilômetros de extensão, a Linha Verde já proporciona aos pedestres mais segurança e aos motoristas, além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o Centro de Belo Horizonte. Em situação normal, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, a duração deverá ser reduzida para 35 minutos.
Iniciadas em maio de 2005, as obras da Linha Verde foram divididas em três fases, o Boulevard Arrudas-Praça da Estação e a duplicação da rodovia MG-010, já concluídos, além das intervenções na avenida Cristiano Machado. Com investimento de R$ 375 milhões do Governo de Minas, a via expressa vai melhorar a articulação viária e de transporte da capital com Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Lagoa Santa e outros municípios.
Atualmente, estão em andamento os trabalhos de reforço dos equipamentos de segurança viária e o projeto de paisagismo, que recupera as áreas degradadas pela intervenção da rodovia, refaz a cobertura vegetal com plantios de árvores, semeaduras, gramados e contenções de erosão, bem como os serviços de drenagem e outras obras.
A Linha Verde, com cerca de 85% de todas as obras já concluídas, beneficia diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo investimentos para o vetor norte, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento de trabalhadores com rapidez e segurança.

 

Números do viaduto do bairro Silveira:

Altura máxima: 9 metros
Extensão: 124 metros
Largura: 10 metros (sendo 2 metros para a passarela para pedestres)
Volume e concreto: 945 metros cúbicos (correspondem a 190 caminhões betoneiras)
Aço consumido: 109 toneladas
Pavimentação: 1.405 metros quadrados = 220 toneladas
Valor da obra: R$ 2.480.608,69
Data do início da obra: 15/01/2007
Data final da obra: 22/02/2008

Urbanização/paisagismo do complexo da José Cândido da Silveira
Gramados: 5.308 metros quadrados
Árvores plantadas: 22 unidades
Calçadas: 6.900 metros quadrados
Meio-fio: 3.250 metros