Minas Avança Foto: Ana Melo

Foi assinada nesta sexta-feira (19) a ordem de início da segunda etapa das obras de canalização e urbanização da Avenida Sanitária em Barbacena, na região Central do Estado. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no primeiro semestre de 2009 com investimentos do Governo de Minas de R$ 2,9 milhões e R$ 1 milhão da prefeitura.

A complementação da implantação da Avenida Sanitária é sobre o córrego Laje e intercessão do córrego Bahia. São 350 metros de extensão, sendo duas pistas de rolamento, com 7 metros de largura cada uma, totalizando 700 metros.

No local será construída uma galeria, com módulos de concreto para o escoamento da água. Será refeita a captação da água para a adequação da obra e também toda a parte de infra-estrutura, pavimentação e paisagismo, seguindo os mesmos moldes da primeira fase.

A primeira etapa da obra foi realizada através do Minas Avança I com a extensão de 1.700 metros. Foram investidos, pelo Estado, R$ 5.256.000,00 e R$ 3.123.015,75 pelo município. A obra foi concluída em dezembro de 2007.

Segundo o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, “esta obra da Avenida Sanitária, realizada em parceria do Estado com a prefeitura municipal, demonstra a preocupação do Governo de Minas de melhorar a qualidade de vida da população e de resgatar a dignidade do povo mineiro”, comentou.

“Com a conclusão da primeira etapa da obra e com a ordem de início do novo trecho sendo dada, objetivamos melhorar a interligação da área central da cidade à área periférica. Dentre os benefícios estão a facilitação da mobilidade urbana, além do saneamento por meio da canalização do córrego com seus interceptores, a valorização dos imóveis da região, a geração de empregos e a circulação de riquezas na cidade”, afirmou o prefeito de Barbacena, Martim Francisco Borges de Andrada.

A licitação da obra, realizada pela prefeitura, aconteceu no mês de maio e teve como vencedor o consórcio Global Engenharia e Prefisan.

Estiveram presentes, durante a solenidade, o superintende Estadual de Obras Públicas, Ailton Alves Moreira, o gerente de Obras de Infra-Estrutura do Deop/MG, Departamento Estadual de Obras Públicas, Eduardo Belisário, além de representantes da administração municipal e da comunidade local.

Minas Avança

O Minas Avança I, criado em 2005, é um programa de obras de infra-estrutura que teve por objetivo beneficiar 50 importantes municípios do Estado, focando cidades-pólo, totalizando 55 grandes obras que foram atendidas a partir de antigas reivindicações da população dessas localidades.

O investimento total somou cerca de 230 milhões, recurso proveniente do Tesouro Estadual, sendo 10% deste valor a contrapartida dos municípios. A previsão de conclusão das obras está agendada para julho de 2008.

Já o Minas Avança II foi criado com o objetivo de atender 10 municípios mineiros, com uma obra em cada um deles. O valor total é de cerca de 20 milhões e a previsão é de que o programa seja concluído no primeiro semestre de 2009.

O conjunto das obras é executado pelo Estado em parceria com as prefeituras municipais, ficando as mesmas responsáveis pela administração do empreendimento após sua conclusão.