Às margens do Rio São Francisco e nas presenças do subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar, do prefeito da cidade, Warmillion Fonseca Braga, e de outras autoridades foi inaugurado, em Pirapora, o Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira. O empreendimento, que faz parte do programa estadual Minas Avança, vai contribuir para aquecer a economia local através do incentivo ao turismo de negócios.

Foram investidos R$ 4,4 milhões na construção deste Centro, um dos maiores de Minas Gerais, sendo R$ 3,9 milhões do Governo estadual e o restante da prefeitura local. O prédio possui dois pavimentos, 2770 metros quadrados de área construída coberta em estrutura metálica e um salão com capacidade para mil pessoas. Além disso é totalmente climatizado e localizado na área central da cidade, junto ao comércio e à rede hoteleira.

Durante a solenidade de inauguração, o subsecretário destacou a importância da obra para a comunidade de Pirapora. “As obras do Minas Avança atendem a antigos anseios da população, e o Centro de Convenções já era uma necessidade em Pirapora. Ele vai atrair a movimentação de transações financeiras”, disse. O subsecretário lembrou ainda de outra grande obra entregue à cidade. “Foi inaugurada aqui, há uns seis meses aproximadamente, a Policlínica, com 81 leitos. Essa obra foi mais um ganho da população, nela o governo do estado investiu R$ 7,5 milhões”, ressaltou.

Para o prefeito de Pirapora, o Centro de Convenções vai explorar um atributo que já é natural da cidade. “Pirapora, além de possuir característica industrial, é também um pólo turístico. Nós temos aqui o Rio São Francisco, o Vapor Benjamim Guimarães, que é a única embarcação do mundo movida a vapor, além da localização geográfica estratégica. O novo Centro de Convenções vai contribuir para incrementar o turismo de negócios”, disse.

O primeiro evento a ser realizado no Centro já está marcado. Nessa quinta-feira (03) a empresa Vale vai reunir empresários do Norte de Minas para a apresentação do projeto de construção de um transbordo de carga, porto seco, que vai receber toda a carga do norte minero e sul de Goiás, investimento inicial de R$ 500 milhões.

Ao final da inauguração um show com a cantora Hanna Gláucia e com a dupla Pedro e Thiago animou a festa.

Minas Avança

A Construção do Centro de Convenções de Pirapora dá prosseguimento ao objetivo maior do Minas Avança, que é realizar investimentos que proporcionem melhorias na infra-estrutura urbana de vários municípios mineiros. Uma característica desse programa é a definição dos projetos em parceria com as prefeituras.

Até agora já foram investidos no programa R$ 219 milhões, recursos do Tesouro do Estado, e a contrapartida dos municípios foi de R$ 25,5 milhões.
Cerca de 90% dos projetos já foram concluídos. Dos 55 projetos iniciados em várias regiões do Estado, 50 foram finalizados. Estão em andamento outras cinco obras, com previsão de término em julho de 2008.

As obras do Minas Avança beneficiarão diretamente 6,2 milhões de pessoas nas cidades - pólo do Estado.