Foto: Bernadete Amado

O Governo de Minas entregou à população de Belo Horizonte, nesta terça-feira (08/07), mais uma etapa da obra da Linha Verde na avenida Cristiano Machado: a alça do viaduto do Complexo da Bernardo Vasconcelos, sentido Aeroporto de Confins. A alça foi inserida no projeto original da Linha Verde por determinação do governador Aécio Neves, atendendo a uma reivindicação das comunidades da região. O tráfego do viaduto foi liberado às 10 horas pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, e o pelo diretor-geral do DER, José Élcio Monteze. O viaduto faz parte do complexo da Bernardo Vasconcelos, localizado no cruzamento com a avenida Cristiano Machado, no bairro Palmares.

De acordo com o secretário Fuad Noman, a liberação da alça resolve o problema de um dos maiores gargalos da Cristiano Machado, que era o cruzamento com a Bernardo Vasconcelos.  “A liberação dessa obra irá promover um fluxo muito rápido do tráfego em toda essa região”, afirmou o secretário, em entrevista.

“Temos a programação de liberação dos outros trechos da Linha Verde que já caminha para conclusão. Até setembro deste ano entregaremos todo o conjunto de obras à população. É importante destacar que as obras estão sendo feitas com enorme critério e cuidado, em razão da sua dimensão e impacto na área urbana. Os transtornos são temporários, mas, sem dúvida, os benefícios já podem ser sentidos”, acrescentou.

SEGURANÇA PARA PEDESTRES

A passagem para pedestres anexa ao viaduto terá dois acessos. No mesmo cruzamento, em frente ao Minas Shopping, foi instalada uma nova passarela com três rampas de acesso, sendo duas nas calçadas das margens da avenida Cristiano Machado e uma na calçada da via lateral no sentido Centro-Anel Rodoviário.

Segundo o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze, foram investidos cerca de R$ 5 milhões nas obras do complexo da Bernardo Vasconcelos,  que foram iniciadas em dezembro de 2006. Com duas pistas de rolamento no mesmo sentido, o viaduto tem 248 metros de extensão e 7,5 metros de largura. As alças do viaduto contam com faixas de tráfego, separadas por sinalização horizontal.

Para a realização das obras, foi feito reforço da estrutura do canal do córrego Cachoeirinha. Movimentos existentes neste cruzamento, como a conversão à direita, no sentido Antônio Carlos-Cristiano Machado, serão mantidos com adequações de geometria.

No final do ano passado, foi liberado o tráfego do viaduto da Via 710, outra intervenção do complexo da avenida Bernardo Vasconcelos. O viaduto  serve de retorno (no sentido centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos, mantendo a passagem em nível existente no local para dar mais segurança aos pedestres e reduzindo o tempo do sinal do cruzamento.

HISTÓRICO

Iniciada em novembro de 2005, a Linha Verde compreende um conjunto de intervenções viárias cujo objetivo é melhorar a ligação entre o Centro de Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. O projeto foi desenvolvido em três fases, sendo que duas delas já foram concluídas. A primeira delas, o Boulevard Arrudas-Praça Rui Barbosa, que contou com a cobertura do Ribeirão Arrudas; a segunda, duplicação e restauração de 22 quilômetros da rodovia MG-010, que liga BH a Confins.

A terceira fase, em andamento, são as intervenções na avenida Cristiano Machado, entre o túnel Tancredo Neves e a MG-010, em Venda Nova, num total de 12 quilômetros. Neste trecho, já foram concluídas as obras dos viadutos sobre a Rua Jacuí e avenida Silviano Brandão e o complexo da avenida José Cândido da Silveira, que ergueu dois viadutos e uma trincheira.

Ainda está em andamento o complexo de obras do Anel Rodoviário, onde estão em fase de conclusão sete viadutos, sendo quatro novos na travessia do Anel sobre a avenida e outros três ligando a Cristiano Machado com a MG 020/Santa Luzia.

Com 35,4 quilômetros de extensão, a Linha Verde já proporciona aos pedestres mais segurança e aos motoristas, além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o Centro de Belo Horizonte. Em situação normal, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, a duração deverá ser reduzida para 35 minutos.

Atualmente, no trecho da MG-010, estão em andamento os trabalhos de reforço dos equipamentos de segurança viária e o projeto de paisagismo, que recupera as áreas degradadas pela intervenção da rodovia, refaz a cobertura vegetal com plantios de árvores, semeaduras, gramados e contenções de erosão, bem como os serviços de drenagem e outras obras.

A Linha Verde, com cerca de 90% de todas as obras já concluídas, beneficia diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo investimentos para o vetor norte, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento de trabalhadores com rapidez e segurança.