Foto do viaduto da ferraduraFoto: Bernadete Amado

Os usuários da MG-010, trecho final da Linha Verde,  da MG-424 e  da LMG-800, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contarão, ainda neste ano, com uma rede de assistência aos motoristas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) publicou nesta semana o edital para contratação de empresa que irá implantar esquema especial de operação nas vias. A vencedora da licitação será contratada para fazer reboque de veículos em pane ou acidentados, retirar animais da pista e vistoriar a via expressa 24 horas. O serviço recebeu o nome de Sistema de Atendimento Integrado ao Usuário da Linha Verde -Sai – Linha Verde e abrange 85 km de rodovias.

O serviço, conforme explica o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze, adotará o modelo  semelhante ao utilizado em rodovias concessionadas. Os custos vão ficar a cargo do Estado e não haverá cobrança direta ao motorista. Monteze informa, ainda, que duas viaturas irão operar 24 horas por dia no trecho, bem como o sistema de guincho para remoção de veículos que estiverem obstruindo a via. “Neste caso, o veículo será removido até a um ponto seguro, onde o condutor poderá tomar todas as providências necessárias”, disse Monteze.

Quatro câmeras de monitoramento on-line serão instaladas em pontos estratégicos e o trecho contará com uma central de informações de natureza turística e geral e um serviço de telefone 0800.   Em caso de necessidade de atendimento médico e socorro haverá o suporte do Corpo de Bombeiros e do Samu.

Todos os serviços de assistência aos usuários terão um valor orçado pelo DER/MG, para efeito da licitação em R$2.399.799,37. A vigência do contrato é de um ano, podendo ser prorrogado.

“Estamos oferecendo ao usuário da Linha Verde e das demais vias do entorno, um serviço de apoio que trará mais tranqüilidade para os condutores de veículos. É importante ressaltar que não se trata de uma concessão rodoviária, mas apenas de prestação de serviço gratuita que irá inibir o infrator e dar mais segurança a todos que utilizam a via”, informa o diretor-geral.

O edital já está à disposição dos interessados e as propostas serão abertas no dia 28 de  agosto deste ano.

TRECHOS QUE SERÃO ATENDIDOS PELO SISTEMA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO USUÁRIO - SAI – LINHA VERDE

Rodovia Trecho Extensão (km)
MG-010 Belo Horizonte – Entrº para Aeroporto de Confins (LMG-800)
MG-424 Entrº MG-010 (Vespasiano) – Entrº p/ Confins / Aeroporto de Confins
MG-424 Entrº p/ Confins / Aeroporto de Confins – Entrº Br-040 p/ Sete Lagoas
LMG-800  Entrº MG-010 – Entrº Aeroporto de Confins 8,90
LMG-800  Entrº Aeroporto de Confins – Entrº MG-424 6,60
Concluída a Licitação para reconstrução da Passarela na MG- 010
A passarela da Linha Verde, próxima ao bairro Angicos, em Vespasiano, no km 22 da MG-010, destruída em função de acidente rodoviário, em fevereiro passado, será reconstruída. Nesta sexta-feira (25.07), foi publicada a homologação do resultado da licitação para contratação das obras a um custo de R$ 214 mil. A vencedora da licitação foi a Horizonte Construtora Ltda. A previsão de conclusão dos serviços é setembro deste ano.

O trecho da Linha Verde na Rodovia MG-010 vai do final avenida Cristiano Machado até o Aeroporto Tancredo Neves, numa extensão de 22 km em pista dupla, sem restrição ao desenvolvimento do tráfego e utilizando modernas soluções de engenharia e segurança. Ao longo dos 22 quilômetros da MG-010 existem dez passarelas, instaladas principalmente nos trechos urbanos da rodovia onde há maior fluxo de pessoas.