Foto: Bernadete Amado

Os trabalhos de recuperação do fundo do canal do Ribeirão Arrudas, primeira etapa das obras de extensão do Boulevard Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de Especialidades Médicas devem iniciar em 30 dias. Serão investidos na obra cerca de R$ 4,3 milhões e os trabalhos seguirão, aproximadamente, por seis meses, conforme adianta o diretor-geral do DER, José Elcio Santos Monteze.

Para o prolongamento do Boulevard Arrudas, o Governo do Estado estima investimentos de cerca de R$ 50 milhões. O projeto prevê a recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas, num trajeto de 900 metros.

Está prevista também a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Andradas e Francisco Sales, além da construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, no sentido centro. O projeto executivo para a realização das obras de cobertura já está em andamento e deve ser concluído até o final deste ano.

A primeira etapa da Linha Verde concluída foi o trecho do Boulevard Arrudas, situado nos quarteirões entre a alameda Ezequiel Dias e a avenida do Contorno, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro numa extensão de 1,4 quilômetro, englobando, o trecho do Parque Municipal, praça da Estação,  que passou por v árias intervenções, e vai até a confluência com a  rua Rio de Janeiro, junto ao acesso ao túnel da Lagoinha.

Neste trecho, a cobertura do ribeirão Arrudas propiciou a implantação de pistas mais largas para o tráfego, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico.

Benefícios

Juntamente com a avenida Cristiano Machado e a MG-010, o Boulverd Arrudas integra a Linha Verde, cujos serviços  estão com mais de 90% concluídos e já proporcionam aos motoristas, além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o centro de Belo Horizonte. Hoje, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, deverá ser reduzida para 35 minutos.

Iniciadas em novembro de 2005, as obras da Linha Verde foram divididas em três fases, Boulevard Arrudas, a avenida Cristiano Machado e a rodovia MG-010 (já concluída). Com investimento de R$ 375 milhões do Governo de Minas, a Linha Verde é a principal via de acesso ao vetor norte da Região Metropolitana e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

As obras beneficiam diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo investimentos, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento dos trabalhadores com rapidez e segurança.