O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) homologou, no último sábado (9), a licitação para escolha da empresa que executará os trabalhos de duplicação, melhoramento, pavimentação e restauração de oito quilômetros da LMG-806. O trecho vai do Centro Industrial de Ribeirão das Neves até Justinópolis. Serão investidos pelo Governo de Minas cerca de R$ 18 milhões.

As obras estavam previstas no, Plano Plurianual da Ação Governamental (PPAG) e incluem a construção de sete muros de arrimo. A empresa vencedora da licitação foi a Construtora Brasil S/A.

O processo está em fase de formalização do contrato e será concluído em aproximadamente 15 dias. Após o término desta etapa será dada a ordem de início das obras e o prazo para conclusão é de aproximadamente 540 dias. 

“Devido ao grande volume de veículos que trafega nesta região a obra trará mais segurança, comodidade e fluidez do tráfego. Além de restaurada, a pista de rolamento será duplicada nos dois sentidos”, informou o diretor de Infra-estrutura do DER, Haroldo Lopes da Costa.

Manutenção

Em sete coordenadorias regionais do DER, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas já mudou o sistema de gerenciamento das rodovias estaduais. Além de recuperação, o contrato com as empresas vencedoras engloba também a manutenção e conservação da pista por um período de até quatro anos.aumentando a segurança para os usuários.

Esse sistema é parte do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), que já contratou cerca de 2,5 mil quilômetros de estradas, dos quais 347 quilômetros sob jurisdição da 1ª Coordenadoria Regional do DER, que abrange a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A meta da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas é atender 21 das 40 Regionais do DER até 2010, conforme cronograma. O Programa está implantado nas CRGs de Belo Horizonte, Formiga, Oliveira, Passos, Pará de Minas, Itajubá e Poços de Caldas.