De acordo com o gerente adjunto do ProMG, Bruno Oliveira Alencar, os contratos já assinados envolvem recursos da ordem de R$ 320 milhões, para 2.826 quilômetros de estradas, dos quais R$ 143,5 milhões já aplicados, para a recuperação nos dois primeiros anos e manutenção durante os quatro anos de contrato. No final do mesmo, a rodovia é entregue à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) em condições de tráfego, como especificada em contrato, contou.
Os primeiros contratos sob a lógica do ProMG foram assinados em 2006, envolvendo as rodovias das regionais de Belo Horizonte e Formiga. Até o final do ano, a meta da Setop é ter 2.425 quilômetros de rodovias já recuperados e em processo de manutenção permanente. Pelo contrato, entre outros itens, a empresa responsável tem 48 horas para consertar buracos na pista ou alguma deformação, como ondulação, cinco dias úteis para repor placas de sinalização e um mês para recuperar erosão de talude.
Bruno Alencar explicou que cerca de 70 por cento do valor de cada contrato é aplicado nos dois primeiros anos de vigência, quando a empresa responsável tem de fazer a recuperação da via, que não é uma simples operação tapa-buraco, mas recuperação do piso e das laterais, incluindo taludes e implantação de sinalização horizonte e vertical. O trabalho é de manutenção continua dentro dos padrões do ProMG por mais dois anos após a conclusão da recuperação.
Regional | Quilometragem | ||
---|---|---|---|
Contratada | Recuperada | (%) | |
Belo Horizonte | 347 | 347 | 100 |
Formiga | 369 | 369 | 100 |
Oliveira | 312 | 264 | 85 |
Passos | 355 | 260 | 73 |
Pará de Minas | 412 | 200 | 49 |
Itajubá | 553 | 91 | 16 |
Poços de Caldas | 478 | 201 | 42 |
Ubá* | 541 | -- | -- |
Varginha* | 505 | -- | -- |
Juiz de Fora* | 453 | -- | -- |
Barbacena** | 609 | -- | -- |
Total | 4.934 | 1.733 | 61*** |
* Assinatura de contrato prevista. |