Os servidores do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) receberam, nesta quinta-feira (16), uma palestra sobre a Gestão Pública Brasileira e as modernas teorias da administração gerencial, com foco nos recursos e instrumentos atuais no campo da gestão contratual.

Proferida pelo professor de Direito Administrativo, consultor e advogado Carlos Pinto Coelho Motta, a palestra abordou os mecanismos auxiliares à boa gestão pública, definidos em lei e obrigatórios ao dirigente público. Além disso, o consultor também abordou as dificuldades com que se depara um gestor, em contato com a realidade administrativa na qual deve exercer a sua função.

"Em primeiro lugar, eu estou em uma empresa que conheço há muitos anos. É uma empresa séria, competente e responsável. Oferecer esse treinamento é uma maneira de dar prioridade ao estudo e aprendizado para qualificação do servidor", disse Carlos Motta.

Para ele, o importante é uma administração pública eficaz, que valoriza o administrado. "Tenho a certeza de que as pessoas que chegaram aqui com dúvidas saíram com outras muitas questões, e isso é bom porque a dúvida gera conhecimento", completou.

A palestra surgiu da idéia da professora Flávia de Queiroz Lima, que dá aula aos funcionários do Deop, dentro do Curso de Especialização em Gestão na Construção Civil Pública. "Nós achamos que seria bom estender um item do curso que seria dado num âmbito mais administrativo, ao jurídico, para dar a oportunidade de os alunos esclarecerem dúvidas levantadas durante a palestra, que não seriam esclarecidas se o foco fosse administrativo", disse. Para Flávia, o interessante é que a aula não ficou restrita à sala e deu oportunidade de outros públicos compartilharem os conhecimentos expostos.

Estiveram presentes, além dos engenheiros e arquitetos do Deop, membros da comissão de licitação, do setor de orçamento e o procurador do DER-MG, Gianmarco Loures Ferreira.

"A palestra foi muito boa e objetiva. O assunto abordado é extenso, poderíamos ter falado durante uma semana, já que a competência do palestrante é ilimitada. Além disso, o assunto está inserido diretamente no contexto de nosso trabalho", analisou o engenheiro do DEOP, Cláudio Borges Abate.