Vítimas de trânsito serão > lembradas em Dia Mundial
Vítimas de trânsito serão lembradas em Dia Mundial
Foto:Bernadete Amado
Será lembrada, no próximo domingo (16), a memória das milhões de vítimas da violência no trânsito. A data, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2005, vem sendo incorporada ao calendário de eventos de diversos países como o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”.


O objetivo é alertar os motoristas sobre os elevados índices de mortes violentas causadas por esses acidentes. Por isso, dentre as muitas medidas, foi estabelecido que o terceiro domingo de novembro de cada ano passa a ser definido como dia mundial para homenagear as vítimas de trânsito.

No Brasil, o tema escolhido para 2008 é Bebida e Direção, que vai de encontro com a nossa legislação. Dados do Ministério da Saúde apontam que, somente no Brasil, a cada ano o trânsito mata mais de 36 mil pessoas e deixa 500 mil feridas.

De acordo com a presidente da Comissão Educacional para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, a educação é um instrumento importante para redução no número de acidentes. “Todos sabem que devem atravessar na faixa e usar o cinto no banco de traz. Porém a informação não basta, ela é parte importante na construção de uma mudança de hábito, que passa pela sensibilização. Quando não existe educação, a única forma para a pessoa seguir as regras de trânsito é a punição. Buscamos a primeira opção”, ressalta Rosely.       

Em Minas Gerais, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/MG) em parceria com a Polícia Militar do Estado (PMMG) realizará blitze educativas na capital e nas cidades onde possui unidades. Para chamar a atenção da população, a mobilização ocorrerá dia 14 de novembro, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no período das 08h30 às 11h30, no Anel rodoviário – Km 19, próximo ao viaduto São Francisco. No dia 16, as igrejas São Cristóvão e Batista, estarão fazendo menção à data, com distribuição de folhetos educativos.

O TRÂNSITO NO MUNDO
•    Mata aproximadamente 1,2 milhão de pessoas por ano;
•    Deixa cerca de 50 milhões de pessoas incapacitadas
•    Segunda causa de mortes para jovens entre 5 e 25 anos
•    75% de todas as fatalidades ocorrem em pessoas do sexo masculino
•    Custo mundial: US$ 100 bilhões.

MORTALIDADE CAUSADA PELO TRÂNSITO NO BRASIL
•    Total de óbitos por trânsito 35.084 (2004)
•    81,5% do sexo masculino
•    18,5% do sexo feminino
•    52,1% na faixa etária de 15 a 39 anos

Fontes: Organização das Nações Unidas
Organização Mundial de Saúde