Centro de Convenções de Pirapora. Foto Divulgação
Centro de Convenções de Pirapora.
Foto Divulgação
Criado em 2005 para atender antigos anseios da população, o Programa Minas Avança já beneficiou aproximadamente 6,2 milhões de mineiros em sua primeira etapa, com investimentos na ordem de R$ 219 milhões. Agora em sua segunda fase o Programa está com diversas obras em andamento, contando com cerca de R$ 46 milhões de recursos do Estado.

As obras contemplam as áreas de transporte, saúde, educação, saneamento básico e segurança, visando a melhoria da infraestrutura urbana. Dentre elas estão pavimentação e adequação de vias, implantação de avenidas, canalização de córregos, construção e reforma de quadras esportivas e construção de centros administrativos.

Minas Avança II

São 13 os municípios onde estão sendo realizadas obras por meio  do Minas Avança II.  A previsão é de que todas sejam concluídas até dezembro de 2009.  "Esta segunda fase do Programa tem o objetivo de concluir avenidas sanitárias, centros turísticos, realizar obras de contenção de voçorocas, como as de Padre Paraíso e Virgem da Lapa e também atender estradas turístico-ecológicas como a de Brumadinho a Inhotim e a de Camanducaia a Monte Verde", afirmou o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar.

O prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, comentou a importância da construção de uma avenida sanitária na cidade. "Três grandes problemas serão sanados, já que ao canalizarmos as três lagoas existentes, reduziremos a proliferação dos mosquitos da dengue, evitaremos os casos de alagamentos nas residências que ficam nas proximidades da avenida, além de desafogar o trânsito, melhorando a mobilidade dos moradores dos 16 bairros próximos à avenida", avaliou o prefeito.

Minas Avança I

O Programa beneficiou 50 municípios do Estado, na sua maioria cidades-pólo. As 55 grandes obras foram concluídas em setembro deste ano e a população já sente as melhorias proporcionadas pelas intervenções.

Segundo o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga, onde foi construído um Centro de Convenções, a obra vai contribuir para incrementar o turismo de negócios. "Nossa cidade, além de possuir característica industrial, é também um pólo turístico. Nós temos aqui o rio São Francisco, o Vapor Benjamim Guimarães, que é a única embarcação do mundo movida a vapor, além da localização geográfica estratégica", comentou.

Foram investidos R$ 4,4 milhões na construção deste Centro, um dos maiores de Minas Gerais, sendo R$ 3,9 milhões do Governo estadual e o restante da prefeitura local. O prédio possui dois pavimentos, 2.770 m² de área construída coberta em estrutura metálica e um salão com capacidade para mil pessoas. Além disso, é totalmente climatizado e localizado na área central da cidade, junto ao comércio e à rede hoteleira.

Segundo Paulo Avelar, "diversas obras, com a conotação de inacabadas, foram concluídas dentro do Programa, como é o caso da Avenida Norte-Sul de Sete Lagoas. Há 20 anos as obras iniciaram e foram concluídas dentro do Minas Avança".

O subsecretário informou que as obras do Minas Avança possuem custo determinado, o que não permite a realização de aditivos contratuais e ainda atende aos princípios do Governo de Minas de realizar obras com preço justo, prazo determinado e qualidade.

Os recursos para as obras são provenientes do Tesouro Estadual e os municípios entram com uma contrapartida de 10% do valor total. Os mesmos são responsáveis pela administração dos empreendimentos após suas conclusões.