Construída paralelamente às duas pontes, a variante, com 1.200 metros de comprimento, receberá passará o trânsito de veículos, preservando as obras de  arquitetura centenárias. O trecho será pavimentado, recebendo sinalização horizontal e vertical. As intervenções, que começaram em agosto de 2008, estão previstas para serem concluídas em junho deste ano.

Sobre o córrego Falcão, próximo ao trevo de Lavras Novas,  será construída uma nova ponte com 45 metros de extensão e 9,6 de largura. Para evitar maior desgaste da estrutura antiga, o tráfego no local foi restringido a até quatro toneladas de peso bruto total.

No Conjunto da Rancharia, estão sendo feitas duas galerias de concreto armado, sobre as quais passará o tráfego futuramente. Até as obras ficarem prontas, sobre as duas pontes antigas foram colocadas estruturas metálicas provisórias para evitar o desabamento, ficando cada uma delas com capacidade de 24 toneladas de peso bruto total.   

A construção da variante permitirá que as pontes centenárias sejam mantidas na rodovia, possibilitando a visitação e apreciação dos turistas que passam pela Estrada Real. O trecho que liga Ouro Preto à Ouro Branco possui 30 quilômetros de extensão e foi pavimentado em 1999.   

Recuperação

As estruturas históricas, Conjunto Rancharia e ponte sobre córrego Falcão, feitas com arcos em cantaria, com pedras sobrepostas umas às outras, também estão sendo restauradas em um trabalho artesanal de limpeza e recuperação. Os serviços estão sendo realizados pela Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro Preto (Feop), com recursos do Banco Real.

 

Com investimentos de R$ 2,1 milhões, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, DER/MG, está construindo uma variante na MG-129 com o objetivo de preservar as pontes históricas do córrego Falcão e do conjunto da Rancharia, entre os municípios de Ouro Preto e Ouro Branco, na Estrada Real.