antonio_roberto
Antônio Roberto

Na manhã dessa sexta-feira (27), os servidores do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais, do Departamento de Estradas de Rodagem e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas assistiram a uma palestra sobre Motivação, proferida pelo consultor comportamental Antônio Roberto.

Realizada no auditório do DER-MG, a palestra abordou a Motivação Humana com foco em quatro palavras-chave: Mudança, Motivação, Qualidade e Emocionalidade.

No que diz respeito à mudança, Antônio Roberto citou uma frase do filósofo Heráclito que diz: “Ninguém pode pisar no mesmo rio duas vezes”, ou seja, a vida é transitoriedade e não estabilidade. Para o consultor, a desmotivação nas pessoas surge quando elas esperam da vida conservação e segurança, e quando se apegam demais a coisas do passado. “Saber que todos nós somos imperfeitos e que não podemos mudar os outros são importantes fatores que podem nos tornar pessoas mais motivadas, não somente nas questões relacionadas ao trabalho”, disse.

Depois Antônio Roberto abordou a própria motivação, explicando que ela é a disposição natural para a vida, a alegria. Para ele, não são as circunstâncias que nos fazem felizes, mas sim a forma como lidamos com elas, já que todos nós temos problemas. “Algumas pessoas se tornam sofredoras, outras passam pelo sofrimento. Dor e tristeza fazem parte de nossas vidas, mas não podemos deixar que perdurem”.

A qualidade, segundo Antônio Roberto, está na maneira como a pessoa se entrega àquilo que ela está fazendo, no amor que emprega na realização de uma atividade. Segundo o palestrante, a sociedade cobra mais quantidade do que a qualidade, e questões como “há quanto tempo trabalho no DEOP” se tornam mais relevantes do que “como tenho trabalhado todos esses anos”.

Antônio Roberto concluiu a apresentação falando sobre a emocionalidade e de como saber gerenciar nossos sentimentos é importante para nossa vida e motivação.  Ao final do evento foi aberto espaço para perguntas.

Valorização do Servidor

A palestra Motivação foi realizada para dar prosseguimento ao Programa de Valorização do Servidor, desenvolvido pelo DEOP desde o início de 2009. O objetivo é oferecer aos funcionários atividades de incentivo e valorização e mostrar que eles são importantes para o órgão onde trabalham.

No início da semana, cerca de 60 engenheiros, arquitetos e técnicos do DEOP participaram da palestra Geossintéticos aplicados à construção civil.  “Acho que palestras como essas valem muito a pena. Mesmo quando não são direcionadas para a nossa área específica de atuação, discutem temas interessantes e agregam conhecimento”, disse a engenheira Ranfla Kátia Curi.