A população de Araguari, região norte do Triângulo Mineiro, já pode respirar aliviada. A obra de reconstrução da canalização do córrego Brejo Alegre, principal receptor de esgoto e água pluvial no perímetro urbano da cidade, foi inaugurada nesta quinta-feira, (03), após sofrer desabamentos durante o período chuvoso em 2007. Mais de R$ 10,6 milhões foram investidos nessa que é a maior obra de galerias da atualidade em Minas Gerais.

Foram necessárias intervenções emergenciais no córrego, dentre elas a implantação de uma extensão de 620 metros com galerias de concreto armado, tendo cada galeria uma seção dupla de 3,6 x 3,7 metros. Além disso, foi feita a recomposição do canteiro central e uma pista de Cooper.

Para o prefeito de Araguari, Marcos Antônio Alvim, “ o governo de Minas atendeu prontamente a solicitação do município”. “Esta obra era aguardada ansiosamente pela população”.

Um fato que mereceu destaque pelo prefeito, nestas obras e nas demais que são executadas em Araguari, se refere ao acompanhamento, supervisão e fiscalização dos serviços, "onde há presença do Deop há a garantia da qualidade do serviço realizado, pois possibilita um acompanhamento responsável que traz tranquilidade a toda a população".

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, acredita que a reconstrução da canalização vai resgatar a área urbana das principais avenidas da cidade, Avenida Teodolino Pereira de Araújo e Avenida Minas Gerais. “É uma obra importantíssima porque vai devolver o fluxo normal do transito da região, que está interrompido”, afirma.

Denominação

O Córrego Brejo Alegre, por ser um córrego de importância regional, recebeu uma denominação especial. O nome constitui a bagagem histórica da cidade, surgida em meados do século XX a partir da doação de terras à Igreja. Nessa época foi construída a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e, em suas imediações, fundado o povoado “Arraial da Ventania”, pertencente ao distrito de Bagagem (Estrela do Sul). Em 1882, o distrito passou a ser considerado município de Bagagem, com o nome que hoje homenageia um dos principais córregos da região: Brejo Alegre. Em 28 de agosto de 1888, foi elevado a categoria de cidade com nome de Araguari.

Minas Avança

O Governo de Minas inaugurou também a galeria pluvial da avenida Mato Grosso. Lá foram investidos R$ 5 milhões, sendo R$ 4 milhões do Governo de Minas, por meio do Programa Estruturador Minas Avança, e R$ 1 milhão da prefeitura de Araguari.