Antonio Augusto Anastasia.
Lúcia Sebe/Secom MG

A demora de duas horas para chegar a Taiobeiras, onde vende a produção de feijão, cana e mandioca, já faz parte do passado para o produtor agrícola Alício Pereira, de 62 anos, que mora numa propriedade rural em Indaiabira. "Agora, gasto meia hora", afirmou. Ele e os demais habitantes da cidade do Norte do Estado são os beneficiários da pavimentação asfáltica de ligação entre o município e Taiobeiras, realizada por meio do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). A inauguração do trecho, de 39,7 quilômetros, foi realizada neste sábado (16), pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia.

Para Alício Pereira, a estrada asfaltada também traz outros benefícios: "O povo que vem de fora se anima a parar na cidade, porque a estrada é boa. Nossa cidade pode melhorar ainda mais, para receber mais visitantes". Na opinião do frentista Valdenir Miranda, de 24 anos, o maior benefício está na "área da saúde", porque o asfaltamento facilitou o deslocamento para unidades de maior complexidade. Já o funcionário da Secretaria Municipal de Educação, Renan Ribeiro Rocha, de 23 anos, a estrada asfaltada melhora até a vida social da população. "Podemos sair mais, fazer compras".

Ainda na manhã deste sábado (16), o vice-governador Anastasia também inaugurou o trecho de 39,7 quilômetros do Proacesso que liga Berizal a Taiobeiras. Para esses dois trechos de obras de pavimentação e melhorias, o Governo de Minas investiu R$ 24,5 milhões. "Só quem mora ou morava em uma cidade sem asfalto conhece o tormento, a agonia que é ficar agarrado na época da chuva ou empoeirado na época da seca", ressaltou Anastasia.

Resultados concretos

Anastasia avalia que a ligação por asfalto a uma rodovia principal leva conforto, segurança e oportunidade de emprego e qualidade de vida para a população. O vice-governador também lembrou que os investimentos do Governo do Estado "não saem do nada". De acordo com ele, desde o início do primeiro mandato, o governador Aécio Neves determinou à sua equipe: "Vamos trabalhar duro para melhorar a condições gerais do Estado, para que todos nós, mineiros, possamos sentir orgulho do nosso Estado; e vamos devolver ao povo, através de resultados concretos, aquilo que o povo paga em tributos, com ética, com honestidade, com suor, com trabalho, com esforço, e assim fizemos".

Os prefeitos de Berizal, José Augusto Mota Filho, e de Indaiabira, Marcos Tácito Penalva Costa, reconheceram a importância dos investimentos do Governo de Minas na região Norte do Estado, reduzindo as desigualdades locais, um compromisso do governador Aécio Neves, ainda dos tempos de campanha, em 2002. O vice-governador lembrou que governos anteriores se preocupavam com as cidades maiores e as pequenas ficavam esquecidas. "Olhem que erro, que equívoco, que engano!", exaltou. Anastasia defendeu que "é exatamente nos municípios menores, aonde falta a infra-estrutura, que o governo do Estado tem de atuar com mais força. É exatamente nessas cidades, para prestigiar o seu povo e dar condições para que ele lá permaneça e lá desenvolva sua vida com qualidade, que o Governo Aécio Neves criou o Proacesso".

O programa tem o objetivo de ligar por asfalto, a uma rede viária principal, 225 municípios que não possuíam esse tipo de benefício. A meta é concluir todos os acessos até 2010, totalizando uma extensão de 5.515 quilômetros de rodovias pavimentadas, beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas, e, assim, diminuir as diferenças regionais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

O programa já pavimentou 2,5 mil quilômetros de estradas e investiu mais de R$ 1,42 bilhão nas diversas regiões do Estado. Já foram concluídos 102 trechos e, até 2010, mais 123 municípios deverão ter o acesso a outro ou a uma rodovia principal concluída ou em fase final de conclusão, fazendo com que 100% das cidades mineiras sejam ligadas a uma rede viária principal.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Reforma Agrária, Manoel Costa, deputado Arlen Santiago, prefeitos e vereadores da região.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais