A pesquisa, aplicada através de questionários, avaliou os servidores em questões relacionadas à vida profissional, ao ambiente de trabalho, às condições de trabalho, aos benefícios concedidos, às oportunidades de crescimento pessoal, ao relacionamento com a chefia e à vida extra Deop. Os resultados mostraram que a percepção geral dos funcionários em relação ao clima da organização é positiva, 56% dos servidores estão satisfeitos.

Os níveis mais altos de satisfação encontram-se entre os itens vida profissional, ambiente de trabalho, relacionamento com a chefia e vida extra Deop, enquanto os níveis mais baixos foram constatados em oportunidade de crescimento pessoal, condições de trabalho e benefícios concedidos.

Segundo Elimar "Quando uma empresa faz uma pesquisa e levanta os itens positivos e os itens a serem melhorados, é sinal de que ela tem interesse nas pessoas e não somente nos resultados. É sinal de que ela se preocupa em fazer com que seus funcionários trabalhem melhor e mais satisfeitos.", disse.

Palestra

A palestra, realizada no auditório do DER-MG, deu prosseguimento ao Programa de Valorização do Servidor, desenvolvido no DEOP desde o início de 2009 para oferecer aos funcionários atividades de incentivo e mostrar que eles são importantes para o órgão onde trabalham.

Durante a apresentação foram abordados temas como a percepção dos indivíduos em relação ao mundo. Essa percepção é afetada pelas atitudes, experiências, expectativas, pelo ambiente que os cerca e pelas emoções, principalmente as pessoais, que se referem à capacidade das pessoas se relacionarem consigo mesmas e com os outros. "As emoções, por si só, não são boas ou ruins, mas a maneira com que lidamos com elas é que faz a diferença", argumentou Elimar.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

Na manhã dessa segunda-feira (18), os servidores do Departamento de Obras Públicas -Deop-MG - participaram da palestra "Gestão de Conflitos", proferida pelo professor do curso de MBA das fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral e coordenador administrativo e financeiro do Colégio Arnaldo, Elimar Silva Melo. A palestra foi baseada na Pesquisa de Clima Organizacional realizada pela instituição em 2008, com o objetivo de medir os níveis de satisfação dos servidores e qual a visão dos mesmos sobre a organização.