Após o encontro, Aécio Neves afirmou que o governo federal vai aceitar o pagamento de parte da dívida dos cafeicultores com a União, de cerca de R$ 1 bilhão, em sacas de café. Segundo o governador, o pagamento será de 5% da dívida, a cada ano, em um período de 20 anos.

O governador informou que ficou acertado, durante o encontro, que o governo federal irá realizar leilões de opção de compra de café. O preço, que será anunciado pelo Ministério da Agricultura, ficará entre o praticado atualmente no mercado e o reivindicado pelos produtores.

"O governo deverá anunciar nos próximos dias um leilão de opção para uma compra expressiva. O valor da saca será anunciado nesses próximos dias pelo ministro da Agricultura, mas o que eu posso assegurar e adiantar é que nós tivemos avanços importantes em relação à última reunião que nós tivermos aqui", disse Aécio Neves.

Em abril, o governador levou ao ministro Mantega as reivindicações dos cafeicultores. Na ocasião, ele estava acompanhado de lideranças do setor cafeeiro e apresentou a proposta de conversão das dívidas financeiras do setor em sacas, por um preço de referência de R$ 320,00/saca, com prazo de 20 anos para pagamento e juros de 5%.

Aécio Neves pediu, ainda, que o governo assuma parte da dívida dos cafeicultores com o setor privado, estimada em R$ 3 bilhões, para que o pagamento também possa ser feito em café. Essa possibilidade ainda será avaliada pelo governo federal.

"Essa não é uma questão sobre a qual haja uma definição, mas nós continuaremos a discutir. Achamos que esse leilão de opções, que será anunciado, com os preços da saca acima dos preços atuais de mercado, poderá mobilizar o mercado para puxar os preços para cima. Fiz uma ação parecida como essa no governo do Fernando Henrique, em 2002, atuando junto com as principais lideranças da cafeicultura, e o resultado foi extraordinário. Nós salvamos naquela época a cafeicultura brasileira", disse o governador.

Cide

Aécio Neves também solicitou ao ministro uma solução para a queda nos repasses da Cide, que vem ocorrendo desde maio do ano passado e que se aprofundou no primeiro trimestre deste ano, com cortes de até 90% nas parcelas transferidas aos estados. De acordo com o governador, o ministro se mostrou sensível ao problema.

A contribuição foi reduzida em 2008 para compensar o reajuste promovido pela Petrobras no preço da gasolina e diesel. Com a queda no preço do combustível no mercado internacional, o governador pede que a Cide volte ao nível anterior, uma vez que a contribuição é repassada aos Estados para investimentos em estradas.

"Não existe mais barril a US$ 140, o barril está em torno de US$ 60, não existe mais nenhuma pressão inflacionária, então as circunstâncias que levaram àquele corte de 40% não existem mais e nós queremos o restabelecimento do valor integral da Cide e, obviamente, a superação dessa questão contábil da Petrobras que, na verdade, fez com ela não pagasse vários impostos, entre eles, a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico", disse Aécio Neves.

Em 2007, o Governo de Minas recebeu R$ 180 milhões de repasses da Cide. No ano passado, esse valor caiu para R$ 90 milhões e, neste ano, os recursos relativos ao primeiro trimestre caíram para R$ 3 milhões.
A Cide é uma contribuição cobrada em cima da importação e comercialização de combustível. O Governo Federal repassa 29% a Estados, dos quais, 25% vão para os municípios e esses recursos devem ser investidos em infraestrutura.

Lei Kandir

Aécio Neves também cobrou do ministro da Fazenda o repasse de R$ 1,3 bilhão aos estados exportadores, como compensação das perdas causadas pelo incentivo da Lei Kandir, que retirou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das exportações de produtos básicos. Esse valor refere-se ao orçamento de 2008, em que houve arrecadação acima do previsto no Orçamento da União.

O governador explicou que havia um acordo no Congresso, que viabilizou a aprovação do Orçamento de 2008, para o pagamento de R$ 1,3 bilhão aos estados. Aécio Neves pediu que o governo federal cumpra o acordo feito entre os líderes governistas.

"O ministro ficou de ter entendimentos com aqueles que representaram o governo na Comissão de Orçamento, até porque se isso não ocorrer, haverá naturalmente uma reação por parte daqueles que fizeram o acordo na Comissão de Orçamento, que podem até eventualmente dificultar ou postergar as discussões orçamentárias que vão se iniciar", afirmou Aécio Neves.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

Governador assegura que dívida de cafeicultores seja paga em sacas de café
Foto Omar Freire

O governador Aécio Neves esteve reunido nesta quinta-feira (21/05), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Crise da cafeicultura, ressarcimento das perdas provocadas pela Lei Kandir e distribuição dos recursos da Cide (Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico), foram os temas tratados pelos dois.