ProAcesso Toledo - BR-381
ProAcesso Toledo - BR-381.
Foto Bernadete Amado.

Inaugurada nesta sexta, 22/05, a rodovia que liga o município de Toledo a BR-381, Sul de Minas Gerais, divisa com o Estado de São Paulo. Trata-se de mais uma obra concluída do ProAcesso, "que vai ligar o município de seis mil habitantes à rota do desenvolvimento e do crescimento econômico da região", conforme definiu o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, em discurso, durante a solenidade.

A obra foi executada pela Construtora Conter e recebeu recursos da ordem de aproximadamente R$11 milhões em serviços de melhoramentos e pavimentação. Recursos integrais do tesouro do Estado. A estrada inaugurada, com aproximadamente 16 quilômetros foi construída em meio a uma paisagem natural que enche os olhos dos visitantes.

Toledo está localizado no circuito turístico das Serras Verdes, região de grande vocação e potencial turístico.  A viagem até ao município esconde belezas, montanhas e nascentes. Próximo Toledo está localizada a maior tirolesa do Brasil e a segunda maior do mundo com mais de 1.900 metros, localizada em Pedra Bela, município paulista a 15 quilômetros de Toledo. Tanto assim que, para maior integração foi assinado um convênio para a construção de um trecho de seis quilômetros, em território paulista, ligando as duas cidades, para melhor atender as populações e os turistas.

De olho na nova rota turística e comercial, a prefeitura de Toledo vem mantendo diversos encontros com autoridades e empresários para tentar fechar vários investimentos no município. "Temos de potencializar a nossa vocação de município turístico e produtor, sobretudo pela proximidade de um grande centro consumidor, que é São Paulo", destacou o prefeito Vicente Pereira de Souza Neto.

Produtos como leguminosas - batata, mandioquinha, cenoura, além de outros gêneros que o município produz, são itens já transportados para São Paulo. "Com a rodovia pavimentada vai ser mais fácil o escoamento da produção, bem como a possibilidade de aumento da produção", disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Governo, Danilo de Castro, o Governo de Minas trabalha as condições de desenvolvimento não só de uma cidade, mas de toda uma região. "Essa estrada certamente impulsionará os municípios circunvizinhos como  Munhoz, pois encurta distâncias, oferece maior conforto para os usuários, diminuem os prejuízos com os carros, ajuda no incremento do turismo que é uma  marca da região, além de ajudar a escoar a produção, dentre outros benefícios.", afirmou.

Município já sente os benefícios

Recentemente, se instalou no município uma unidade da Megadata, indústria de componentes eletrônicos, gerando 40 empregos diretos.  "Outra empresa, a Duráveis, que atua na área de equipamentos de segurança triplicou o número de contratações, estando hoje com cerca de 120 empregados", contou o assessor da prefeitura de Toledo, Zildo Alexandro de Oliveira.

A prefeitura está em negociação com uma outra empresa do setor de componentes de informática para se instalar no município. Em função dessa procura, a prefeitura pretende adquirir um terreno para a instalação de indústrias. Devido a proximidade com São Paulo, muitas empresas estão preferindo vir para cá, onde o custo com a mão-de-obra é menor.

Oliveira contou que outras atividades também estão ganhando com o asfaltamento. Economicamente mais ligada a São Paulo do que a Belo Horizonte, a cidade conta ainda com unidades para tingimento de jeans, oferecendo trabalho para entre 300 e 400 pessoas. "Agora com o asfalto os caminhões que faziam apenas uma viagem por dia, estão fazendo duas, portanto, é mais trabalho que é feito".

Mas não é só o setor industrial que, no entender do assessor da prefeitura, está sendo beneficiado em Toledo. Também a produção de leguminosas - batata, mandioquinha, cenoura - vai ser mais fácilmente escoada, abrindo possiblidade de aumento da produção. A média de embarque por semana é de 20 caminhões, quase todos com destino aos mercados paulistas.

Além do secretário de Governo, Danilo de Castro, e do prefeito de Toledo, participaram da solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho; os deputados federais, Bilac Pinto e Odair Cunha; os deputados estaduais, Dalmo Ribeiro e Alberto Pinto Coelho; o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, além de prefeitos de diversas cidades sulmineiras.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais