Agentes de trânsito do DER/MG
Fiscalização do DER

Agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), em conjunto com a Polícia Militar do Estado (PMMG),  abordaram,  aproximadamente 108 mil veículos, em 3.277 blitzen realizadas no período de 1º de janeiro a 20 de maio deste ano. O objetivo da ação é não só coibir a prática de irregularidades, sobretudo por parte dos motoristas e combater efetivamente o transporte clandestino, mas aumentar a segurança dos usuários.

Dos 107.329 veículos abordados, 13.615 foram retidos e 794 apreendidos. Das ações realizadas, compreendem transporte clandestino, 90% destes números, onde 5.722 passageiros fizeram o transbordo de 672 veículos.

Para o assessor da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Lindberg Garcia, o objetivo das ações, é oferecer aos usuários, segurança, além de garantir a legalidade do serviço de transporte de passageiros. “Durante uma blitz a fiscalização do DER aborda todo tipo de veículo, onde é fiscalizado as disposições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como também os suspeitos de transportar passageiros em veículos como vans, ônibus, microônibus, carros particulares e táxis, sem estar devidamente habilitado”, comentou.

A fiscalização do DER atua de forma preventiva em relação aos feriados e período de férias, conscientizando transportadores e passageiros. O DER direciona o foco da fiscalização do transporte clandestino para as rodovias estaduais, com ações em todas as 40 Coordenadorias Regionais do DER, na tentativa de coibir o transporte irregular de passageiros.

Combate na RMBH
Na região metropolitana de Belo Horizonte foram abordados pelos agentes de trânsito, 15.298 veículos, dos quais 3.938 retidos foram e 4.400 autuados, em 870 ações realizadas. O transbordo de passageiros foi de 2.401 em 267 veículos. Garcia lembra ainda, que as pessoas que utilizam o transporte clandestino correm diversos riscos. “Os veículos não possuem seguro de vida, muitas vezes não realizam manutenção periódica e preventiva, transportam pessoas acima da capacidade nominal do veículo, além de transportar, como constatado em algumas blitzen, bagagem de procedência duvidosa”, alertou.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais