"Minas Gerais tem um dos maiores sistemas ferroviários do país. São 5,2 mil quilômetros de malha explorados basicamente com transporte de cargas. Cerca de 80% de toda a carga que é transportada pelas concessionárias ferroviárias no país passa pela malha de Minas", informou Fuad Noman.

Durante dois dias o seminário promoveu debates com as principais empresas e entidades do setor ferroviário sobre a utilização das ferrovias com alternativa para diluir gargalos no transporte de cargas e de passageiros no Estado.

Entre 2006 e 2007, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, por meio do Programa Trens de Minas, realizou um trabalho de conhecimento, resgate e cadastro dos bens imóveis ferroviários, com características culturais e históricas, ainda existentes em Minas. Com investimentos de R$ 800 mil, o trabalho foi feito em parceria com o Iepha, para levantar e registrar cerca de 400 bens imóveis ferroviários em 154 municípios.

"As ferrovias têm papel fundamental na redução de custos no transporte de grandes cargas a longas distâncias e no resgate do transporte ferroviário de passageiros, de interesse regional, em projetos de desenvolvimento microrregionais focados nos potenciais econômico, cultural e turístico", destacou Noman durante o encerramento.

Cenário Nacional

Atualmente, o Sistema Ferroviário Brasileiro totaliza 29.487 Km de extensão, distribuído pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste e Norte do País, sendo o maior da América Latina.

A malha ferroviária brasileira é composta por 12 malhas concessionadas (sendo 11 concedidas à iniciativa privada e uma a empresa pública), duas malhas industriais locais privadas e uma malha operada pelo estado do Amapá.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman encerrou nesta terça-feira (26) o seminário "A importância da ferrovia na infraestrutura de transportes e na logística de Minas Gerais",  promovido pela ACMinas e Sociedade Mineira de Engenheiros, com apoio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.