Obras no viaduto da Antônio Carlos
Obras no viaduto da Antônio Carlos

O projeto de duplicação da avenida Antonio Carlos vai transformar as condições de tráfego e de segurança para todos os usuários. Pedestres e portadores de necessidades especiais mereceram atenção redobrada na elaboração do projeto, executado pelo Governo de Minas.

O empreendimento prevê a construção de três passarelas acopladas aos viadutos, passagens semaforizadas, rebaixamento de calçadas, sinalização especial com piso tátil de alerta próximos aos pontos de ônibus, telefones públicos, árvores e lixeiras nos 2,2 quilômetros que estão sendo duplicados, no trecho entre a rua Operários até complexo da Lagoinha.

De acordo com o diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, a mobilidade urbana continua sendo um dos problemas mais graves e comuns a todas grandes cidades brasileiras e suas regiões metropolitanas. Trânsito de veículos e pedestres estão diariamente afligindo a população usuária das vias o que requer soluções que proporcionem harmonia entre ambos, disse.

As calçadas com três metros largura que serão implantadas também seguem padrões estabelecidos pelas normas de acessibilidade.  O diretor geral do DER explica que qualquer tipo de projeção acima de 60 centímetros nos passeios receberá sinalização especial no piso, sinalizando a existência de obstáculos.

“Espaços públicos são por natureza espaços de uso e convívio humano. São locais  que devem ser acessíveis a todos, portanto, projetados levando em consideração a diversidade de seus usuários”,  defende Monteze. Segundo ele, é de suma importância incluir em projetos urbanos a acessibilidade às pessoas com deficiência ou com algum tipo de dificuldade de mobilidade.

Acessibilidade Urbana

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 25 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, portanto há a necessidade, cada dia mais premente, de equipar o espaço público com soluções que possibilitem a redução e eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas nas cidades.
De acordo com as normas estabelecidas pela ABNT existem parâmetros que devem ser observados na concepção e reforma de espaços públicos, observando a necessidade de utilização de aparelhos específicos por pessoas com mobilidade reduzida.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais