Os servidores do Estado de Minas Gerais terão mais conforto nas novas instalações da Cidade Administrativa, em construção no bairro Serra Verde, região Norte de Belo Horizonte. Com prédios modernos e inteligentes, o complexo administrativo oferecerá aos funcionários todos os serviços que utilizam no seu dia-a-dia como bancos, restaurantes, lanchonetes, livrarias, cafeteria, além de áreas verdes e parque ecológico. Trata-se de um novo patamar de conforto, padronizado e superior ao existente nos prédios atualmente ocupados.

Todos os andares dos edifícios que abrigarão as 18 secretarias e 25 órgãos estaduais e governadoria foram divididos a partir de um plano diretor de ocupação, possibilitando maior integração dos espaços de trabalho e interação dos servidores. O novo mobiliário, mais funcional e adequado, foi projetado para aproveitar espaço e dar mais conforto aos funcionários, que também terão acesso a computadores e redes logísticas eficientes.

Reunidos no mesmo complexo, os servidores deverão subir ou descer poucos andares para passar de uma secretaria a outra, usando um dos 30 elevadores que estarão disponíveis em cada torre. Os servidores contarão com moderno centro de convivência com praça de alimentação, lojas, agências bancárias e outros serviços de conveniência. O nono andar de cada torre de secretarias será aberto com ambiente diferenciado dos demais andares de escritórios e também terão restaurante e cafeterias.

As novas instalações também prevêem espaço adequado para o servidor habituado a levar refeição pronta de casa. Cada andar dos prédios de secretarias contará com dois refeitórios equipados com fornos microondas, balcões frigoríficos e máquinas de bebidas geladas. No total, serão 52 áreas disponíveis.

Do lado de fora dos prédios, dois lagos artificiais, espaços verdes amplos e belo paisagismo servirão de refúgio aos servidores. Eles terão opção de freqüentar ainda o Parque Estadual Serra Verde, localizado atrás da Cidade Administrativa, área rica em nascentes e espécies animais e vegetais, além do Parque Linear do Córrego Floresta implantado ao longo das margens do Córrego Floresta, bem próximo à Cidade Administrativa.

Transporte coletivo

Durante visita às obras da Cidade Administrativa, nesta quinta-feria (06-08), o governador Aécio Neves afirmou que o Governo do Estado e a BHTrans já definiram novas rotas de tráfego e linhas de ônibus para atender os funcionários que trabalharão na Cidade Administrativa. Segundo ele, uma pesquisa realizada pela Seplag identificou as rotas atuais mais usadas pelos servidores e que 73% deles têm a a intenção de utilizar o transporte coletivo para ter acesso nova sede de Governo.

Uma das soluções criadas pelo Estado foi a criação de uma linha de ônibus gratuita da Estação Vilarinho, em Venda Nova, até a Cidade Administrativa para quem usar o metrô. Também serão implantadas linhas expressas do Centro para a nova sede do Governo, utilizando as avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro II e Carlos Luz (Catalão), além de uma integração de linhas nas estações de metrô São Gabriel e Vilarinho.

"Fizemos um mapeamento de onde estão vivendo os servidores, onde moram os servidores, cerca de 15.000 ou 16.000 que serão transferidos para cá. Estamos criando novas linhas, aumentando e melhorando as linhas onde esse serviço será maior demandado, criando subestações vinculadas ao metrô que deverá ser amplamente utilizado. Do Vilarinho até a Cidade Administrativa teremos um transporte de alta qualidade gratuito para os servidores e estamos também no entendimento com esse sindicato melhorando a qualidade dos ônibus. Teremos inclusive linhas de ônibus especiais saindo do Centro-Sul da cidade onde se concentra quase um terço dos servidores que virão para cá para garantir rapidez e conforto na chegada do servidor à nova cidade administrativa", disse.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais .