Foto Bernadete Amado

As obras de duplicação da avenida Antônio Carlos, sob responsabilidade do Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado, dentro do cronograma previsto. Até o final de outubro serão entregues os primeiros viadutos, construídos na Rua Operários. As obras já atingem o percentual de mais de 75%.

Além dos trabalhos de concretagem, atualmente estão em execução no trecho, a instalação 300 metros lineares de gradis de proteção na pista da exclusiva de ônibus (bus way), cuja instalação será concluída até a próxima semana.O dispositivo é um dos itens de segurança viária programados para serem instalados na via.

Os viadutos da Rua dos Operários terão mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promovem a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença, encurtando caminhos e permitindo maior fluidez do tráfego.

A interseção da rua Araribá em mão dupla, substituirá a transposição da avenida Antônio Carlos, que hoje é feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitará o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte. O cimbramento (escoras) dos viadutos está sendo concluído para início da concretagem, com previsão de entrega para dezembro próximo.

Na altura da rua Rio Novo, o viaduto vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado.
Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível irão promover a interligação da região do bairro São Cristóvão como a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus.

Esse é o trecho de maior complexidade das obras em virtude do grande número de intervenções. Na fase atual estão em andamento as fundações dos viadutos que alí serão construidos.

Desapropriações

As desapropriações e demoliçãoes já ultrapassaram o índice de 95%. Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Élcio Santos Monteze, a qualidade do trabalho da Sudecap, responsável por essa área, foi decisivo para que esse índice fosse atingido rapidamente, propiciando o cumprimento do cronograma previsto.

A duplicação da Antonio Carlos  vai possibilitar uma melhoria na qualidade de vida dos habitantes diretamente beneficiados pela obra e da população em geral, com reflexos em grande parte da cidade. O tempo de deslocamento das pessoas, em ambos os sentidos, vai diminuir sensivelmente, uma vez que a via permite a ligação direta entre o centro da cidade e a região norte, possibilitando também o acesso às rodovias que cortam o Estado através do Anel Rodoviário, ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e ao Centro Administrativo.

Pela Antônio Carlos circulam 85 mil veículos por dia e o alargamento vai beneficiar os usuários de transporte coletivo com a diminuição no tempo das viagens para as regiões Norte da Região Metropolitana de Horizonte, Pampulha e Venda Nova. Com a construção de passarelas, trincheiras, viadutos, esta será uma via mais segura para pedestres e motoristas. A requalificação urbanística promoverá a melhoria das condições ambientais e paisagísticas.

Novas árvores na avenida

O Projeto paisagístico elaborado para a segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos, prevê o plantio de 1,5 mil mudas de árvores ao longo da avenida Antônio Carlos, no trecho entre a rua Operários, no bairro Cachoeirinha, até o Complexo da Lagoinha. Essas árvores substituirão as 140 que estão sendo retiradas devido as obras de ampliação da via, que está tendo a largura ampliada de 25 metros para 52 metros. Dessa forma, para cada árvore retirada, serão plantadas dez outras. Está previsto o plantio de árvores ao longo das calçadas, nos canteiros centrais da pistas de ônibus, nas calçadas dos viadutos e nas áreas remanescentes da obra. Está no contrato com a empreiteira da obra o plantio das árvores.

No caso da Antonio Carlos, a proteção ao meio ambiente se faz por meio das compensações possíveis, quando é necessário, o avanço do desenvolvimento, sempre sustentável, com a compensação imediata, incluindo, um projeto paisagístico para a nova avenida.